Pe. Domingos Barbosa Filho, novo Diretor de estudos do Colégio Pio Brasileiro em Roma

Compartilhe:

O regional NE4, CNBB, em nome de todos os Bispos do Regional quer desejar boa sorte ao Pe. Domingos Barbosa pelo novo desafio que lhe foi proposto que é ser Diretor de estudos do Colégio Pio Brasileiro em Roma.

Padre Domingos Barbosa Filho que, depois de um excelente trabalho no ICESPI, Instituto Católico de Estudos Superiores do Piauí, foi eleito Diretor de estudos do Colégio Pio Brasileiro em Roma. O pontífice Colégio Pio Brasileiro, prédio renascentista edificado as margens da Vila Aurélia,  em Roma, foi inaugurado no dia 3 de abril de 1934 e sua missão principal é oferecer os meios necessários á formação permanente de pastores da Igreja no Brasil.

O colégio é uma extensão do Brasil em Roma e foi criado para dar acolhimento e formação acadêmica e pastoral a sacerdotes diocesanos do Brasil que querem frequentar cursos de pós-graduação na Itália. A instituição possui acomodações simples, biblioteca para os estudos e um campo de futebol para lazer. No dia 3 de abril o colégio completou 80 anos, durante os quais foi administrado pela Companhia de Jesus. A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) assume a diretoria e a gestão do colégio a partir de agora. Mais de 2 mil estudantes já passaram pelo colégio, dentre os quais, 145 tornaram-se bispos e seis foram criados cardeais.

Padre pertencente à Diocese de Oeiras, PE. Domingos em sua despedida deixou um discurso em agradecimento. Segue um trecho do discurso: Meus amados irmãos e irmãs é hora de dizer muito obrigado. Diante de Deus, de todos vocês e com vocês, agradeço ao Senhor pelo dom de minha vida, pelo dom da fé e do meu sacerdócio. O senhor olhou para minha pequenez, se interessou por mim, não teve medo de minha miséria. Dou graças a Ele porque eterna é sua misericórdia. Na pessoa de Dom Juarez, quero agradecer aos senhores bispos da Província Eclesiástica do Piauí pela amizade, pela confiança em mim depositada ao longo destes anos. Dom Juarez ele a todos seus irmãos bispos minha terna e sincera gratidão. Um agradecimento afetuoso aos meus irmãos formadores das Casas de Filosofia e da Teologia pela comunhão vivida, pela responsabilidade compartilhada, pelo perdão oferecido. Vocês foram meus irmãos ao longo destes anos Deus vos dê consolação. Um muito obrigado aos professores e professoras do ICESPI, aos coordenadores de Cursos. Vocês foram operários da primeira hora, sempre atentos e disponíveis para o serviço da formação intelectual de nossos jovens estudantes. Obrigado por tanta generosidade. Agradeço, com sincera gratidão, todos estudantes do ICESPI. Vocês forma nesses anos tosos minha família, a razão de ser de minha permanência no meio de vocês. Obrigado pela amizade, pela colaboração primorosa, pelo vosso entusiasmo que me fez caminhar com olhar erguido mesmo a tantas dificuldades. Minha viva gratidão a todos os funcionários do ICESPI, operários discretos, mas tão necessários para fazer acontecer o dia a dia do ICESPI. Obrigado a todos vocês, meus amigos e amigas que aqui vieram. Vossa presença enche de alegria o meu coração e me dá coragem para continuar servindo a Igreja com firmeza e generosidade. A todos um pedido de perdão…

Leia a matéria na íntegra clicando aqui.

Posts Relacionados

ANO
JUBILAR

AMIGOS DO
SEMINÁRIO

ESCOLA
MISSIONÁRIA
DISCÍPULOS DE
EMAÚS - EMIDE

Facebook

Instagram

Últimos Posts