A Coordenação Diocesana de Comunicação promoveu no último sábado, 15/03/2025, a primeira formação setorial para os agentes de comunicação das Pastorais de Comunicação – Pascom – dos setores 1 e 2 da Diocese de Oeiras, realizado no salão paroquial da Catedral Nossa Senhora da Vitória.
Seguindo a programação proposta, o pe. Gildásio, após a oração inicial, fez uma breve explanação sobre o que é o ano Jubilar e seus fundamentos bíblicos e orientações do papa Francisco sobre o Jubileu da Esperança 2025.
Dom Edilson complementou as informações mostrando a todos as datas dos eventos do ano jubilar orientados pela Santa Sé e, em âmbito diocesano fez menção ao que acontecerá na Diocese de Oeiras, iniciando com a chegada da Cruz Peregrina do Jubileu da Esperança que chega à Diocese no dia 01 de abril, em São João da Varjota e permanece em peregrinação até o dia 24 de abril quando será entregue á diocese de Floriano. Falou ainda sobre a Romaria da Terra da Água que acontece em julho de 2025na cidade de Bom Jesus do Gurguéia e lembrou, também, que as dioceses do Regional Nordeste 4 realizarão uma romaria ao Santuário de santa Cruz dos Milagres em 13 de setembro, como parte das ações do Jubileu no regional.
Foi feito, ainda, um estudo sobre a mensagem do papa Francisco para o dia Mundial das Comunicações Sociais 2025 e orientações práticas para vivenciá-la nos quotidiano da igreja.
A jornalista Dalva Carvalho apresentou a proposta de integração dos correspondentes paroquiais com o programa Igreja em Missão que vai ao ar pela Rádio Cristo Rei FM diariamente às 17h30. A ideia é que os correspondentes enviem áudios com notícias das paroquiais para serem veiculadas no programa.
Para finalizar, dom Edilson apresentou a todos a proposta do Mutirão Nacional de Comunicação – Muticom – que em 2025 acontece em Manaus (AM) entre os dias 25 e 28 de setembro e, para auxiliar nos custos para o deslocamento daqueles que desejarem ir ao mutirão e com despesas do evento, está sendo vendida uma rifa de celular para ajudar com os gastos, quem desejar vender, basta pegar um bloco do sorteio e realizar a venda.
Após as explanações, Dom Edilson e padre Gildásio agradeceram pela presença de todos e disponibilidade para o serviço ficando a próxima formação marcada para o dia 29 de março para os setores 3 e 4 na cidade de Simplício Mendes e o Seminário Diocesano de Comunicação no dia 31 de maio, em Oeiras no Centro Diocesano.
Por: Fabio Medeiros