Pastoral da Comunicação realiza encontro de formação na diocese de Oeiras

Compartilhe:

 

A Pastoral da Comunicação Diocesana promoveu no último sábado, 02/04/2022, no Centro Diocesano de Pastoral (CDP), uma formação para os correspondentes paroquiais  e agentes da Pascom com o tema Transmissão de lives. Prestigiaram o encontro, padres, religiosas e os pasconeiros de todos os 4 setores da diocese.

Dom Edilson Nobre fez a abertura do evento com uma conferência sobre Comunicação e liturgia, explorando os principais pontos que o agente da Pascom deve observar ao fazer a transmissão da Santa Missa. Lembrou ainda que nas paróquias não há profissionais para este trabalho, e sim, servos que auxiliam em levar a palavra aos que não podem ir à igreja através das lives.

Reforçou também que é preciso ter cautela ao transmitir a missa, uma vez que é bem diferente de se transmitir um evento público, pois não é um show, mas um momento de fazer quem não está na igreja, se sentir parte da comunhão, mesmo que a distância.

Falou ainda da programação do Muticom, que acontece este ano em Oeiras, nos dias 1, 2 e 3 de julho deste ano e contará com a presença de vários agentes da Pascom de vários lugares e assessores que desenvolverão oficinas, 10 ao todo, para que a Pascom seja ainda mais profissional.

A segunda conferência foi proferida por Emanoel Ramos, jornalista e agente da Pascom da Arquidiocese de Teresina, que explorou o tema Transmissão de lives, dando orientações e dicas de equipamentos e aplicativos que facilitam o trabalho de transmissão nas igrejas.

Lembrou a todos que o agente da Pascom não é assessor de imprensa, é, na verdade, uma pessoa que vivencia a comunidade e faz as pessoas entenderem a vida na Igreja.

Emanoel falou ainda sobre as técnicas para transmissão de lives/missas de maneira que elas possam ser o mais profissional possível e levar a palavra aos que estão distantes.

 

 

 

Na oportunidade, foi apresentada a nova identidade visual da Pastoral da Comunicação da Diocese de Oeiras, em consonância com a @pascombrasil.

 

 

 

 

 

O encontro terminou com o sorteio de alguns brindes aos presentes e o envio de todos de volta a suas paróquias com a benção de Dom Edilson que já deixou agendado, dentro da programação da Pascom Diocesana, um retiro de Comunicação que acontecerá no próximo dia 30 de abril em Oeiras.

Texto: Fábio Medeiros – correspondente da Paróquia São sebastião – Tanque- PI

 

Posts Relacionados

ANO
JUBILAR

AMIGOS DO
SEMINÁRIO

ESCOLA
MISSIONÁRIA
DISCÍPULOS DE
EMAÚS - EMIDE

Facebook

Instagram

Últimos Posts