A Pastoral da Comunicação (Pascom) do Piauí realizou a sua Assembleia Regional, no dia 25 de outubro, na cidade de Oeiras. Estiveram presentes membros de coordenações e assessorias de comunicação diocesanas, além de agentes de pastoral. O encontro foi conduzido pelo bispo referencial para a Pascom, dom Edilson Soares Nobre, e teve na programação momentos de espiritualidade, formação, elaboração do calendário para 2026 e recomposição da coordenação regional.

Dom Edilson conduziu um momento formativo intitulado ‘Dinâmica da Comunicação da Igreja no Brasil – Onde se encaixa a Pascom?’, onde, à luz do Diretório de Comunicação, explicou a estruturação e a dinâmica da Comunicação da Igreja no Brasil: “A nossa missão é a de utilizar os meios de comunicação para alcançar as diferentes realidades e fortalecer a ação evangelizadora promovendo a comunhão fraterna através da ética, da verdade e da dignidade humana à luz do Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo e da Doutrina Social da Igreja”, disse.

Após este momento, houve ressonância do tema e confronto com as realidades vivenciadas pelas dioceses do Regional. Os coordenadores partilharam as experiências exitosas e os desafios em suas igrejas particulares e debateram alternativas para uma comunicação capaz de transformas vidas e iluminar caminhos em sintonia com os apelos do Evangelho e dos documentos da Igreja.

De acordo com a coordenadora da Pascom na Arquidiocese de Teresina, Rafaella Fontenele, o grande desafio é otimizar as atividades da Pascom e focar em estratégias que superem a técnica e promovam uma espiritualidade capaz de transmitir o Evangelho de maneira clara e eficiente: “Precisamos descontruir essa visão e mostrar que o nosso trabalho vai muito além, cuidando da mensagem e zelando pela evangelização”, explicou.
Ainda na programação, houve um momento de partilha e reflexão sobre o 14º Mutirão Brasileiro de Comunicação, realizado de 25 a 28 de setembro, em Manaus-AM, com o tema “Comunicação e Ecologia Integral: transformação e sustentabilidade justa”. Para a comunicadora Marcélia Najma, o evento foi uma oportunidade para a troca de experiências e para a renovação do compromisso com uma comunicação que transforma e humaniza: “Foram dias de profunda imersão numa espiritualidade que nos animou e nos revestiu de esperança por um mundo mais justo, fraterno e cada vez mais sustentável”, comentou.
Em sua palestra ‘A virtude da resiliência como condição para o êxito da nossa missão’, o padre José Gildásio destacou que o desânimo e o cansaço precisam ser superados pela perseverança na oração e no cuidado consigo próprio e com os outros: “Somente através da oração, iremos gerenciar o estresse e lidar com os problemas. É necessário reconstruirmos a nossa identidade e sermos mais tolerantes para lidar com o outro e com o que ele pensa. Também faz-se necessário investir no cuidado com a saúde física e mental e sempre colocar o Cristo como centro da nossa missão”, disse.
Recomposição da coordenação regional da Pascom
Após eleição, ficou definido o nome de Victor Spindola, da Diocese de Parnaíba, para coordenador; padre José Gildásio Sousa, da Diocese de Oeiras, para assessor pastoral; e Geiciane Ribeiro, da Diocese de Floriano, para secretária. A equipe contará com o suporte do assessor de comunicação do Regional, Ryan Andrade, da Diocese de Campo Maior.
FONTE: https://cnbbne4.org.br/pastoral-da-comunicacao-realiza-assembleia-regional-em-oeiras-e-elege-nova-coordenacao/











por 