PASCOM do Regional Ne4 planeja o III Encontro de Comunicação do Regional

Coordenadores de Comunicação da PASCOM do Regional NE4 estiveram reunidos hoje, 01/08/2013, na sala de reunião do secretariado executivo do regional para planejarem o III encontro de comunicação do Regional NE4, que será realizado no conjunto Dirceu Arcoverde II, Rua 57, Casa 3978- Teresina- PI, OBRA KOLPING, nos dia 05 a 07 de setembro e terá como tema: “A comunicação da Igreja no Brasil à luz do diretório de comunicação na cultura da era digital”.

Sob a coordenação do Bispo da Diocese de Picos, Dom. Plínio José, Bispo Referencial da Comunicação, e do coordenador de comunicação do regional NE, Padre Duarte, foram traçadas as divisões dos trabalhos, tarefas e ações a serem realizadas nos dias do encontro. De acordo com Dom Plinio o objetivo do encontro é tornar possível a reunião de todos os comunicadores das dioceses bem como os representantes das paroquias do Estado do Piauí, que estiverem interessados em participar do encontro, para poderem fazer da comunicação na era digital um meio capaz de evangelizar, cada vez mais, as pessoas e tornar a palavra de Deus presente na era da cultura digital. O evento terá como propósito articular, animar e motivar a Pastoral de Comunicação nas Dioceses do Regional, tendo presente a cultura gerada pelas novas tecnologias.

O encontro será assessorado pela Irmã Élide Fogolari, assessora da Comunicação Episcopal Pastoral para Comunicação da CNBB, PE. Clovis Andrade de Melo, assessor de comunicação da Rede de Informática da Igreja no Brasil (RIIBRA) e Dom Eduardo Zielski, Bispo da Diocese de Campo Maior (PI). O inicio das atividades está previsto para o dia 05/09, ás 08:00h e o termino, dia 07/09, ás 12:00h.

O encontro terá com pauta:
• Apresentação do Diretório de Comunicação para Igreja no Brasil. Vídeo e Debate;
• Leitura Orante da comunicação;
• Espiritualidade e mística do comunicador a partir do Diretório de Comunicação;
• Pastoral da Comunicação a partir do X capítulo do Diretório de Comunicação;
• Evangelização na cultura da era digital a partir do Diretório de comunicação;
• Filme e debate para uma educação para comunicação;
• Comunicação na liturgia e catequese com base no Diretório de Comunicação;
• Revisão do Projeto Regional da Pastoral da Comunicação.

Durante a reunião foram debatidos vários assuntos e um deles foi a importante participação do Piauí no 4ª encontro de comunicação da Pascom, que foi realizado na cidade de Aparecida (SP) nos dias 24 a 27 de julho. O Piauí teve uma participação expressiva no encontro e mostrou seu papel relevante no que diz respeito ao Brasil ser o segundo maior diretório de comunicação de todo o mundo no que se refere à comunicação nas igrejas. Com base nisso, os Coordenadores de Comunicação da Pascom do regional NE4 estão animados e esperam que cada Paroquia do Estado do Piauí envie pelo menos um representante para o III encontro de comunicação do Regional, e que no processo de escolha, deva-se levar em conta o engajamento das pessoas na comunidade e, se possível, com experiência no campo da comunicação.

Foto: Cleuma Silva- Diocese de Picos