PASCOM do NE4 Encerra III Encontro Regional de Comunicação

Encerrou neste domingo, 07 de setembro, o III Encontro de Comunicação do Regional Nordeste 4 da CNBB.

Desde o dia 05, mais de 60 agentes da Pastoral da Comunicação das 08 Dioceses do Piauí estiveram reunidos na Obra Kolping, em Teresina – PI, aprofundando o estudando do Diretório de Comunicação 99 da CNBB que encaminha as diretrizes a serem seguidas pelas Pascoms de todos os regionais do Brasil.

O encontro foi marcado não só por estudos, mas também pela oração e muita animação por parte dos participantes. Neste último dia de encontro às atividades começaram bem cedo com a Santa Missa presidida pelo bispo de Picos e referencial da comunicação do regional, Dom Plínio José Luz da Silva e concelebrada pelos padres Raimundo Duarte (coordenador regional de comunicação) e Clovis Andrade (assessor da CNBB).

De acordo com a secretária do NE4, Lúcia Viana, o III Encontro de Comunicação foi o melhor já promovido pelo regional. “Esse nosso Encontro foi o que mais tivemos problemas, mas foi o melhor que já realizamos. Contamos com a participação de pessoas engajadas com desejo de difundir a comunicação em suas paróquias. Os assessores foram como sempre, brilhantes, eles expuseram os conteúdos com clareza e precisão. Concluo dizendo que graças a Deus o nosso encontro foi mais que produtivo, espero que todos os participantes voltem para suas dioceses e coloquem em prática o que aprenderam aqui”, disse.

Com o objetivo de articular, animar e motivar a Pastoral da Comunicação nas Dioceses, tendo presente a cultura gerada pelas novas tecnologias, através de debates e do fortalecimento dos laços entre quem se dedica ao serviço da comunicação dentro da Igreja, o III Encontro Regional abordou o tema: “A comunicação da Igreja no Brasil à luz do diretório de comunicação na cultura da era digital”. O encontro foi conduzido pelos os assessores da CNBB, Ir. Élide Fogolari e Pe. Clovis Andrade.

O último dia foi marcado pela avalição do projeto de comunicação do Regional reunindo os representantes das oito dioceses para fazer um levantamento das necessidades e dificuldades que as Pascoms diocesanas enfrentam para fazer uma boa comunicação. Ir Élide, baseada no diretório, mostrou que é possível mesmo nas dificuldades enfrentadas em cada diocese disseminar a palavra de Deus.

Para arcar com as despesas do evento a Pascom realizou no final do encontro o sorteio de 9 prémios doados pelas 08 Dioceses.

1º premio – Notebook que saiu para a Diocese de Floriano.

2º premio – Câmera fotográfica que saiu para a Diocese de Campo Maior

3º premio – Filmadora que saiu para a Arquidiocese de Teresina