Pascom da Diocese de Oeiras participa da capacitação sobre a nova plataforma de comunicação em Picos

Promovido pela Diocese de Picos, realiza-se nesta quinta e sexta- feira, (19 e 20/06), no Centro de Treinamento Diocesano – CTD, em Picos, o Encontro de Videoconferência sobre o uso da Episcopo.Net. Nova plataforma de comunicação para bispos da América Latina e Caribe.

Conduzido pelo assessor da CNBB e responsável pela Rede de Informática da Igreja na América Latina e da Episcopo.Net, Pe. Cloves Andrade Melo, a videoconferência tem o objetivo de potencializar a comunicação na igreja.

“A experiência de videoconferência foi criada pelo CELAM através da Episcopo.Net.  A ferramenta foi criada especificamente para os bispos mas agora está sendo expandida para as diocese como uma ferramenta importante de integração e formação de melhoria da comunicação na igreja”, disse o assessor do encontro, Pe. Cloves Andrade que acrescentou ainda, “Quando vamos a uma diocese vamos com muita alegria porque percebemos uma abertura e um desejo de melhorar os relacionamentos. Vemos isso com bons olhos”.

Na videoconferência a teoria e a prática são realizadas juntas. “Durante os dois dias vamos apresentar a ferramenta e mostrarmos exemplos de êxito do uso da episcopo.Net nas dioceses e em várias regiões do Brasil e da América Latina. Na prática, vamos mostrar como funciona, quais as ferramentas que a plataforma disponibiliza e os potenciais que podem ser usados para dinamizar a vida pastoral da diocese”, ressaltou Pe. Cloves.

Para o participante do encontro, José Erenildo, esse momento está sendo de grande importância para sua vida profissional. “Esse encontro está sendo muito produtivo e de suma importância porque além do aprendizado iremos multiplicá-lo nas nossas paróquias”.

Representantes de outras dioceses do Regional Nordeste 4 também estão participando do encontro “Vejo essa iniciativa da diocese de Picos como algo oportuno e necessário, tanto para a diocese de Picos como para o nosso Regional. Dom Plínio como pioneiro na realização deste evento e tão dedicado a comunicação está de parabéns por proporcionar não só a diocese de Picos mas também a diocese de Oeiras a oportunidade de participar deste encontro de grande importância para nós”, disse o bispo da diocese de Oeiras, Dom Juarez Sousa da Silva.

Para o coordenador regional de comunicação do Regional Nordeste 4, Pe. Raimundo Duarte, a igreja não pode ficar fora das novas tecnologias e com a utilização da videoconferência as dioceses terão a oportunidade de uma maior interação com as suas paróquias.

O encontro segue até esta sexta-feira, (20), e conta com a participação de bispos, padres, religiosas, secretárias e secretários, agentes de pastoral, leigos e leigas da Diocese de Picos e de outras Dioceses do Piauí.

Da Diocese de Oeiras, participaram nesta quinta feira, Dom Juarez Sousa da Silva, bispo diocesano, Pe. José Raimundo Dantas de Lima, assessor da Pascom, Pedro Freitas Júnior, Coordenador da Pascom e Ana Karla Freitas Reis.