“Partilha, reconciliação e fraternidade”: Bispos do Piauí avaliam 18º Congresso Eucarístico Nacional

Compartilhe:

O presidente da Comissão Episcopal Regional Nordeste 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e bispo de Parnaíba-PI, Dom Juarez Sousa da Silva falou sobre a participação do episcopado piauiense no 18º Congresso Eucarístico Nacional, que aconteceu na Arquidiocese de Olinda e Recife, de 11 a 15 de novembro.

Dom Plínio Luz, bispo de Picos
Dom Plínio Luz, bispo de Picos

Estiveram presentes no evento o presidente do Regional NE 4 e bispo de Parnaíba, Dom Juarez Sousa da Silva; o vice-presidente e bispo de Campo Maior, Dom Francisco de Assis; o secretário e bispo de Bom Jesus do Gurgueia, Dom Marcos Tavoni; o bispo de Oeiras, Dom Edilson Soares Nobre; o bispo de Picos, Dom Plínio Luz; o bispo de Floriano, Dom Edivalter Andrade; o arcebispo de Teresina, Dom Jacinto Brito e o secretário-executivo, padre Ataan Nerson Brito.

Dom Marcos Tavoni, bispo de Bom Jesus do Gurgueia
Dom Marcos Tavoni, bispo de Bom Jesus do Gurgueia

Os bispos participaram de celebrações solenes, catequeses, simpósio teológico, feira católica, exposições e atividades culturais. O evento aconteceu com a participação de todas as arquidioceses e dioceses do Brasil.

Dom Jacinto Brito, arcebispo de Teresina
Dom Jacinto Brito, arcebispo de Teresina

“Pão em todas as mesas”

Dom Juarez falou sobre o tema da 18ª edição do Congresso Eucarístico Nacional “Pão em todas as mesas” e o lema “Repartiam o pão com alegria e não havia necessitados entre eles” (At 2,46):

Dom Plínio Luz, bispo de Picos
Dom Plínio Luz, bispo de Picos

“Foi um momento de bençãos, de graças alcançadas, de unidade. Aquilo que é próprio da Eucaristia. O Congresso está acontecendo para nos confirmar na nossa fé eucarística. Todos nós estamos voltados celebrar, em torno da Eucaristia, esta temática que é muito significativa. Não pode haver vida sem pão. Que seja este um grito profético para que cesse a fome, fruto da indiferença, do egoísmo e que dê lugar a partilha, a reconciliação e a fraternidade”, disse.

Dom Juarez Sousa da Silva, bispo de Parnaíba
Dom Juarez Sousa da Silva, bispo de Parnaíba

“Corações ardentes, pés a caminho”

Dom Juarez também falou sobre o Ano Regional de Iniciação à Vida Cristã e de Animação Vocacional que será celebrado com o tema “Iniciação à Vida Cristã: caminho para o encontro com o Cristo” e lema “Corações ardentes, pés a caminho” (Lc 24, 32-33):

Dom Juarez (bispo de Parnaíba) e Dom Edivalter (bispo de Floriano)
Dom Juarez (bispo de Parnaíba) e Dom Edivalter (bispo de Floriano)

“Todo o episcopado piauiense permanece em Recife até sexta-feira, onde participaremos do Conselho Episcopal Regional (Conser) que tem por objetivo planejar as nossas atividades referentes ao ano de 2023. Também quero aqui destacar a abertura do Ano Regional de Iniciação à Vida Cristã e de Animação Vocacional que terá a sua abertura na solenidade de Cristo Rei, onde daremos ênfase a necessidade de assumir cada vez mais uma catequese de orientação catecumenal para nos dar convicção da nossa fé, a partir de Cristo em seu mistério pascal e que possamos ser, cada vez mais, o seu corpo eclesial, que é a Igreja, rumo à vida eterna”, destacou.

Fotos cedidas pela Diocese de Parnaíba

FONTE: https://cnbbne4.org.br/partilha-reconciliacao-e-fraternidade-bispos-do-piaui-avaliam-18o-congresso-eucaristico-nacional/

Posts Relacionados

ANO
JUBILAR

AMIGOS DO
SEMINÁRIO

ESCOLA
MISSIONÁRIA
DISCÍPULOS DE
EMAÚS - EMIDE

Facebook

Instagram

Últimos Posts