PARÓQUIA SÃO JOSÉ REALIZA NOVENÁRIO DO PADROEIRO 2025, SOB O TEMA: COM SÃO JOSÉ, SEJAMOS PEREGRINOS DE ESPERANÇA

Compartilhe:

Dos dias 10 a 19 de março de 2025, realizou na Paróquia São José de Bela Vista do Piauí o Novenário em honra ao Padroeiro São José, que teve como tema geral: Com São José, sejamos peregrinos de esperança. O novenário teve início às 5 horas da manhã com o momento de oração inicial, na primeira igreja de São José (Igreja Velha) seguindo em procissão até a matriz com a imagem de São José e encerrando o primeiro momento com o café comunitário. Ainda neste mesmo dia, às 17 horas foi realizada a motocarreata e bênção dos transportes, na comunidade Umburana, onde após a bênção seguiu-se até a Matriz com a imagem do Padroeiro.

Estiveram celebrando no novenário os padres Edivaldo Pereira, da paróquia São Francisco de Assis, São Francisco de Assis do Piauí-PI (presidente da noite de abertura), Pe. Gildásio, da paróquia Santa Ana e São Joaquim, de Isaias Coelho (presidente da segunda noite) Pe. Luzeilson, paróquia Santo Inácio de Loyola, Santo Inácio e Floresta (presidente da terceira noite), Pe. Juvenal, paróquia Santa Rosa de Lima, de Santa Rosa do Piauí e Pe. Tássio Kalil, paróquia Santa Ana, de Arraial Piauí (ambos concelebraram a 3ª noite), Pe. Erasmo Galdino, da paróquia Nossa Senhora Rainha dos Anjos, de Lagoa do Barro, diocese de São Raimundo Nonato (presidente da quarta noite), Pe. Adailton Santana, paróquia Santa Rita de Cássia, Nova Santa Rita, diocese de São Raimundo (presidente da quinta noite), Pe. Odair Bezerra, paróquia São Francisco de Assis, de Campinas-PI (presidente da oitava noite), Dom Edilson, bispo de Oeiras (presidente da última noite do novenário e Pe. Kleyton Vieira, da paróquia do Sagrado Coração de Jesus, de Simplício Mendes que celebrou a Festa do padroeiro, além do Padre Juarez Donato, pároco local, que presidiu a 6ª e a 7ª noite e concelebrou as demais noites de novenas.

Como nos demais anos as santas missas foram animadas pelos corais da sede e com dois corais dos setores rurais convidados, este ano os corais do setor São João Batista, da comunidade Cantinho, animadores da 3ª noite e o coral do setor São Brás da comunidade Baixa do Juá, animadores da sexta noite.

Foi um novenário bem participativo, em que contou todas as noites com centenas de fiéis e devotos de São José, tanto da sede, quanto dos setores rurais, também teve a participação de pessoas de Santo Inácio do Piauí, Simplício Mendes, Pedro Laurentino, Nova Santa Rita, Conceição do Canindé e de São Francisco de Assis do Piauí. Dentro do novenário, nas homilias foi refletido sobre a conversão, o convite forte nessa quaresma, a viver a oração, o jejum e a penitência, além de olhar para o exemplo de São José, homem do silêncio e da escuta, o protetor das famílias, fazendo assim dessa oportunidade, um retiro espiritual para fortificação da fé de todos presentes.

A festa do padroeiro como é tradição em todos os anos, iniciou-se com a procissão, que este ano contou com menos fieis participando, devido a chuva que caiu no município e impossibilitou muitos chegarem a tempo, participando assim a penas da santa missa, da festa do padroeiro. Em todas as noites de novenas e após a Santa Missa, bem como após a solenidade do padroeiro era realizado a quermesse, um momento social de degustação de cardápios locais e de encontro entre amigos paroquianos e visitantes, uma campanha de arrecadação de fundos em prol do festejo e da evangelização da paróquia.

O ano de 2025 foi muito especial para a paróquia, pois marcou o primeiro Festejo de São José com o novo pároco, o padre Juarez Donato, que tem animado toda a comunidade no engajamento e serviço em prol da evangelização e do Reino de Deus.

Texto: Adoilson Sousa

Fotos: Adoilson Sousa, Deuzielton Rodrigues, Ataíse Rodrigues e Tiago Marques.

Posts Relacionados

AMIGOS DO
SEMINÁRIO

ESCOLA
MISSIONÁRIA
DISCÍPULOS DE
EMAÚS - EMIDE

Facebook

Instagram

Últimos Posts