PARÓQUIA SÃO JOSÉ DE BELA VISTA DO PIAUÍ SEDIA XII ROMARIA DOS HOMENS DO TERÇO DA DIOCESE DE OEIRAS

Compartilhe:

Neste domingo 21 de maio de 2023, realizou na paróquia São José de Bela Vista do Piauí, a XII Romaria Diocesana dos Homens do Terço da Diocese de Oeiras, evento realizado no Poliesportivo Municipal, na qual iniciou com a chegada das caravanas a partir das 7 horas da manhã e encerrou por volta das 17h30 com o envio dos grupos do TH frente a Igreja Matriz de São José, feito pelo Bispo de Diocesano Dom Edilson Soares Nobre.
Foi um dia de festa na Paróquia São José, com uma vasta programação do evento, onde desde às 7h da manhã começaram a chegar as caravanas das demais paróquias da Diocese de Oeiras e da vizinha Diocese de Floriano, para participar deste momento de oração, louvor e palestras que ajudaram a viver bem a fé, a viver bem o movimento Terço dos Homens. Todas as caravanas foram recepcionadas pela Equipe de Acolhida, coordenada pelo grupo de Juventude Missionária da sede da paróquia na entrada da cidade e levadas para o café da manhã na Creche Municipal Osória Liberalina.
Marcaram presença as caravas das paróquias: Sagrado Coração de Jesus de Simplício Mendes; Nossa Senhora do Perpétuo Socorro de Socorro do Piauí; Nossa Senhora Sant’Ana de Arraial; Nossa Senhora da Conceição de Francisco Ayres; Santa Rosa de Lima de Santa Rosa com presença também de caravanas de Cajazeiras; São Francisco de Assis de São Francisco de Assis do Piauí;  Santo Inácio de Loyola, Santo Inácio do Piauí e Floresta; São Francisco de Assis de Campinas do Piauí; São Sebastião de Tanque do Piauí; Santo Antonio de Colônia do Piauí; Santa Ana e São Joaquim de Isaías Coelho;Nossa Senhora da Conceição de Conceição do Canindé; das Paróquias da sede da Diocese, Sagrada Família, Nossa Senhora da Vitória e Nossa Senhora do Rosário; da Área Pastoral São João Batista de São João da Varjota e da Diocese de Floriano, sede da diocese e da Cidade de São Francisco do Piauí, um total de 372 pessoas das paróquias visitantes. O evento contou com mais de 500 pessoas participando.
Após o café da manhã, houve a abertura do evento, sendo coordenada a locução pelo Professor Fábio Medeiros, coordenador do Terço dos Homens da Paróquia São Sebastião de Tanque do Piauí, com momento de cantos de animação e acolhida, com a equipe de cantos (animação) da Romaria, entrada da imagem da Mãe Rainha e do Terço, logo após falas de autoridades presentes, dentre elas o Prefeito Municipal de Bela Vista do Piauí-PI Francisco de Sousa Neto e em seguida a recitação do terço, coordenado pela  Coordenação Regional do Terço dos Homens.
Continuando o evento aconteceu a primeira palestra do dia com o Assesor do Terço dos Homens a nível Nordeste, padre Argemiro Ferracioli, de Olinda-PE, com o tema: A Espiritualidade da Mãe Rainha para o THMR (Terço dos Homens Mãe Rainha), um momento forte onde o palestrante falou da importancia de segui os documentos de apoio ao movimento TH, rezar o terço com simplicidade, mas com fidelidade as orientações, ressaltando a espiritualidade a ser vivida em cada grupo do terço. No final da pregação momento aberto para perguntas, tira dúvidas.
Seguindo a programação foi realizado um momento de informes e reflexões da Coordenação Regional (Regional NE IV) para os grupos do Terço dos Homens, com o coordenador João Francisco, na qual falou da importância dos homens viver bem o a oração do terço, rezar também com as famílias e participar das pastorais na paróquia, para que possam inserir-se na comunidade e não apenas viver isoladamente no grupo do TH.
Após encerrado o evento na parte da manhã, foram para o almoço na Creche municipal Osória Liberalina, na qual foram servidos um cardápio bem variado, típico da região para que todos pudessem degustar e alimentar-se bem para a continuidade do evento na parte da tarde.
Antes do início da programação na parte da tarde realizou uma reunião com os coordenadores paroquiais do Terço do Homens, coordenada pelo padre Argemiro e a presença do Bispo Diocesano Dom Edilson Nobre, na qual o objetivo da reunião era eleger um novo Coordenador Diocesano para o movimento TH entre os coordenadores paroquiais presentes na Romaria, para suceder ao coordenador Aldo, que encerra seu mandato agora. Foram 21 coordenadores presentes, na qual votaram para esta escolha, onde seis coordenadores paroquiais receberam votos: Fábio Medeiros 08 votos, Luís de Abel 06 votos, José Arimateia 03 votos, Zé Guedes 02 votos e Franco e Mateus obtiveram 01 voto cada. Os três mais votados foram levado os nomes ao Bispo Diocesano para que seja escolhido o novo coordenador.

Abrindo a programação da tarde, foi realizado o sorteio da Rifa, Campanha Carro Chefe da Romaria, para angariar fundo para cubrir os gastos do evento e em seguida foi realizada a segunda palestra da Romaria, com o Padre Welson Barbosa, Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Francisco Ayres e Chanceler da Cúria Diocesa, com o tema: Que o THMR na sua missão,seja exemplo do Cristo que é fraternidade e partilha, “Dai-lhes vós mesmos de comer”. Na qual foi colocado a importância do servir, partilhar, doar-se aos que necessitam, viver a oração e a ação na comunidade para que possam viver como Jesus chama a servir.

Seguindo as atividades foi celebrado a Santa Missa, presidida pelo Bispo Diocesano de Oeiras Dom Edilson Soares Nobre, concelebrada pelos padres Francisco Barbosa, paróquia Santo Inácio de Loyola, de Santo Inácio do Piauí e Floresta do Piauí e Assessor Diocesano do TH, Padre João Francisco da paróquia Nossa Senhora da Conceição de Conceição do Canindé, Padre Argemiro de Olinda Pernambuco, Padre Sousa, pároco da Paróquia sede do evento (Paróquia São José de Bela Vista do Piauí) e pelo Diácono Permanente Gutemberg Cavalcante.

 

Na Homilia da Santa Missa Dom Edilson destacou a importancia da participação dos homens do terço de diversas paróquias da diocese, que engrandece o evento. Voltando-se para a liturgia ressaltou que Jesus após peregrinar conosco, viver a paixão, morte e ressurreição Ele parte para o Pai e deixa para todos nós a missão de comunicar o evangelho. Como cristãos somos chamados a levar a diante a mensagem de Cristo para que outras pessoas sintam-se tocados. Ainda pontuou sobre o Dia Mundial das Comunicações Sociais, que o Papa Francisco nos chamam a falar com o coração testemunhando a verdade com amor, deste modo os homens do terço devem rezar o terço com amor, de forma meditada, não de forma mecânica, pois rezado de qualquer jeito perde o sentido e a sintonia entre nós e Deus. Concluindo enfatizou que é preciso compartilhar as verdades do reino, pois já existe muitas fakes news nas mídias sociais, e como cristãos precisa-se dizer a verdade com ternura, com amor.

 

 

Antes da Benção Final da Santa Missa o Padre Francisco Barbosa Diretor Espiritual (Assessor) do Terço dos Homens da Diocese de Oeiras, deixou sua mensagem de agredecimento pelo evento realizado, agradecendo a paróquia sede pela organização, todas as equipes de serviços da Romaria, a todos que fizeram o evento acontecer de forma brilhante, e pediu orações pela próxima romaria, que será sediada em Santo Inácio do Piauí.

 

Encerrando a XII Romaria foi realizado a caminhada recitando os mistérios do terço pelas ruas da cidade de Bela Vista do Piauí, com paradas estratégicas, sendo o primeiro mistério rezado na saída do Poliesportivo municipal, o segundo mistério próximo a casa de Dona Ziza, o terceiro mistério na Igreja Velha de São José, primeira igreja da comunidade, o quarto na praça Raul Alcides dos Reis, praça principal da cidade e o quinto mistério frente a Igreja Matriz de São José.

 

Após a conclusão da caminhada houve o momento de repasse da Imagem da Mãe Rainha e do Terço, simbolos do movimento TH, na qual os homens do terço da Paróquia São José de Bela Vista do Piauí, entregaram aos homens do terço da Paróquia Santo Inácio de Loyola, Santo Inácio do Piauí e Floresta, paróquia sede da XIII Romaria Diocesana do Terço dos Homens em 2024. Concluindo o Bispo Diocesano Dom Edilson Nobre fez o envio dos homens do terço e de todo povo de Deus presente no evento.

 

Depois da pandemia que por dois anos alastrou o país, onde não se podia eventos públicos assim, a Diocese de Oeiras, conseguiu voltar as romarias dos homens do terço de forma forte, vigorosa, com grande participação popular.

Fonte: Pastoral da Comunicação da Paróquia São José de Bela Vista do Piauí-PI

Fotos: Adoilson Sousa e Deuzielton Coelho

Texto: Adoilson Sousa

Posts Relacionados

AMIGOS DO
SEMINÁRIO

ESCOLA
MISSIONÁRIA
DISCÍPULOS DE
EMAÚS - EMIDE

Facebook

Instagram

Últimos Posts

A ESPERANÇA NÃO DECEPCIONA

Esperança não é uma coisa tão fácil, por isso, precisa ser decidida, antes, no coração, como fonte, objetivo e meta. Esperar não é um ato