Paróquia São José realiza formação sobre CPP e CAEP aos coordenadores e líderes de pastorais paroquiais

Compartilhe:

Na manhã do sábado, 18 de Dezembro de 2021, realizou-se na Matriz da Paróquia São José de Bela Vista do Piauí-PI uma Formação sobre o Conselho Pastoral Paroquial e Conselho de Assuntos Econômicos Paroquial, aos coordenadores e líderes pastorais da paróquia, ministrada pelo Seminarista Odair Bezerra.

O Encontro teve duração de duas horas e trinta minutos (2hs30min), iniciando às oito horas (8hs) e concluindo às dez horas e trinta minutos (10hs30min), dividido em três momentos específicos. Iniciou-se com momento de acolhida dos participantes, em seguida a oração inicial e meditação da Palavra de Deus e apresentação dos participantes, encerrando o primeiro momento.
A Segunda parte da Formação foi explanado sobre o Conselho Paroquial de Pastorais (CPP), apresentando o que é o CPP, sua missão na paróquia, sua importância na vida missionária da igreja, as leis que o regem, fundamentados no Código de Direito Canônico (CDC) e as Diretrizes da Diocese de Oeiras.
Foi explanado sobre a formação do CPP, por quem é composto o Conselho, a missão de cada membro, a função específica do Presidente (o pároco), do coordenador e secretário, os direitos e deveres de cada leigo e leiga integrante do CPP.
Foi também colocado a necessidade da formação dos CCP, Conselhos Comunitários de Pastorais nos Setores Missionários Rurais da Paróquia, onde os coordenadores e tesoureiros de cada CCPs dos Setores Missionários são membros integrantes do CPP.
A Terceira parte da Formação foi explanado sobre o Conselho de Assuntos Econômicos Paroquial (CAEP), como, por quantos membros e por quem é constituído, período de missão e a função desse conselho imprescindível numa paróquia. Foi apresentado os deveres de cada membro, as leis canônicas que o rege para a realização da missão paroquial.

 

Concluindo a formação foi aberto um momento de diálogo, tira dúvidas, onde os participantes puderam compartilhar sobre o conteúdo explanado, retirar suas dúvidas e fazer suas colocações sobre os temas refletido da formação. Em seguido o Pároco José Francisco Sousa (Pe. Sousa) dispensou a bênção sobre todos os participantes presentes na formação.
A formação contou com a participação de coordenadores pastorais de todas as pastorais, movimentos, grupos e serviços da sede da paróquia: Dízimo, Catequese, Juventude Missionária, Ministros Extraordinários da Santa Comunhão, Terço dos Homens e das Mulheres, Liturgia, RCC, Conselho Missionário Paroquial – COMIPA, ECC, Pastoral da Criança e PASCOM e de representantes de sete setores missionários rurais da paróquia (São Brás, Santo Antonio, Santa Ana, São Tiago, N. Sra da Conceição, São Sebastião e Bom Jesus da Lapa), além dos membros do CAEP. Foi um momento de muita importância e animação pastoral para a continuidade da missão paroquial, onde os líderes pastorais munidos de conhecimento sobre a missão, possa contribuir de forma frutífera no território paroquial.
Fonte: PASCOM DA PARÓQUIA SÃO JOSÉ DE BELA VISTA DO PIAUÍ-PI
Fotos: Adoilson Sousa e Evaldo Reis
Texto: Adoilson Sousa

Posts Relacionados

ANO
JUBILAR

AMIGOS DO
SEMINÁRIO

ESCOLA
MISSIONÁRIA
DISCÍPULOS DE
EMAÚS - EMIDE

Facebook

Instagram

Últimos Posts