A Paróquia São José apresentou, na estação da Missa da Festa da Apresentação do Senhor, 02 de fevereiro de 2025, o seu brasão oficial e os novos membros da Pascom paroquial.
A apresentação do brasão, conduzida pelo Pe. José Gildásio de Sousa Silva, foi feita de modo explicativo sobre as partes que o integram, a saber: O brasão da Paróquia de São José reflete a missão, a história, a cultura e a devoção da comunidade, localizada no município de Paes Landim, na Diocese de Oeiras, eregida canonicamente em 16 de março de 1973, por mercê do então bispo da Prelazia de São Raimundo Nonato, Dom Cândido Lorenzo Gonzalez, à qual a paróquia pertencia na data de sua criação.
O Escudo eclesiástico está dividido em mantel. No primeiro campo de verde, à destra superior, um coração flamejante em vermelho, envolto por uma coroa de espinhos em ouro. Este símbolo representa Jesus Cristo, o Salvador, e remete à Paixão e Ressurreição do Senhor. Representa também a devoção popular ao Sagrado Coração de Jesus, chama ardente de amor. O verde simboliza a esperança e a vitalidade da fé cristã. Simboliza também as matas e toda a criação de Deus a qual o ser humano é chamado a cuidar. No segundo campo, também de verde, à sinistra superior, um chapéu de vaqueiro em ouro, representando os vaqueiros – homens e mulheres que desbravaram estes “sertões de dentro” e plantaram o legado da fé católica –, cuja devoção e trabalho refletem a simplicidade e a humildade de São José.
No terceiro campo de azul, em ponta, encontra-se um lírio, simbolizando São José, o esposo de Maria Santíssima, pai adotivo de Jesus e patrono da Igreja Católica. O lírio representa a pureza e a castidade de José. O azul representa o céu e a espiritualidade, sendo uma cor tradicionalmente associada à Virgem Maria. Representa também a água, fonte de vida, “preciosa e casta”, riqueza e alegria do coração do nordestino.
O escudo repousa sobre uma cruz hastil simples de ouro, que reforça o caráter cristocêntrico da paróquia. A cruz, símbolo maior da redenção em Cristo, relembra que toda missão da paróquia está centrada no mistério da Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor, trazendo luz e salvação aos seus fiéis.
O listel de prata, com reverso verde, contém o nome “Paróquia São José”, e as datas” 16-03” à esquerda e “1973” à direita. A data de 16 de março de 1973 recorda a instalação da Paróquia. No segundo listel lê-se o nome “Paes Landim”, município no qual está situada a paróquia. O listel destaca, assim, o compromisso histórico da paróquia em propagar a fé católica, comunicar o Evangelho, promover a dignidade humana e honrar a devoção ao glorioso São José.
Assim sendo, será oportuno que os documentos, comunicados e postagens nas redes sociais contenham o brasão como identificação visual da paróquia, imprimindo-lhes caráter oficial.
O brasão foi desenvolvido pela empresa Officina Insignium.
Por Edson Rocha – Correspondente da Paróquia São José – Paes Landim.