Paróquia Nossa Senhora da Vitória divulga festejo 2020

Confira a Mensagem de apresentação do Festejo de Nossa Senhora da Vitória

Venha participar da Festa da Padroeira do Piauí: Nossa Senhora da Vitória! De 5 a 15 de Agosto, direto da “Amada Catedral” de Oeiras. Esse é um momento forte de oração, partilha, serviço e de reavivar a fé e o entusiasmo pastoral: momento de encontro com Cristo e de servir aos irmãos. Nesse ano de 2020, vamos celebrar no contexto da pandemia da COVID 19. Celebrar é cuidar. É tempo favorável de cuidar. Cuidar mais de nós mesmos, cuidar mais uns dos outros, cuidar mais da sociedade, cuidar mais da natureza e cuidar mais da nossa Igreja.

Diante deste cenário, o tema desse festejo é: “Mãe da Vitória, cuidai de vossos filhos! E o lema é: “Ele viu, sentiu compaixão e cuidou” (Cf. Lc 10, 33-34). As celebrações não terão a participação presencial de todos os fieis. A maioria vai participar através dos meios de comunicação. Mesmo assim, com o cuidado pastoral, a nossa comunidade paroquial quer fortalecer a fé e a esperança em Cristo e renovar a sua amorosidade a todos os batizados, de modo especial, às pessoas que sofrem as consequências sociais da atual pandemia. E quer cuidar, também, ao interpelar os filhos-devotos-fieis e a sociedade para uma ação solidária.

É tempo de cuidar. Não pode haver dúvidas sobre o caminho a ser escolhido. Mesmo respeitando opiniões divergentes, é preciso agir rápido em favor da vida dos grupos de risco de hoje e de sempre. Urge praticar gestos solidários de ajuda direta a pessoas que estão em situação de vulnerabilidade. Privilegiar os investimentos na saúde pública, no atendimento das necessidades dos mais frágeis da sociedade e, no apoio ao funcionamento da economia solidária. Cuidar é, também, ver as pessoas como seres humanos e não apenas como casos. Acreditamos que nossa prioridade como indivíduos, família, instituição, país e civilização, é cuidar da vida, da sua preservação e da promoção da sua dignidade.

“Agora, mais do que nunca, solidariedade é o selo de autenticidade da vida dos verdadeiros cristãos, o indispensável compromisso cidadão, a tarefa primeira dos governantes, a conversão dos ricos, a nova compreensão para inaugurar o tempo novo que está sendo exigido de todos, o único novo caminho para a paz… Solidariedade é a praça de encontro de todos, iguais, para respeitar a dignidade humana, superar os vergonhosos cenários de pobreza e exclusão, a trilha única dos lúcidos e servidores em busca do reencontro de uma nova ordem social, política e econômica, fazendo valer a vida como dom e compromisso de cada um! … é inteligente, é desenvolvimento integral, é o selo de autenticidade da fé professada, é a nova cidadania” (Presidente da CNBB, dom Walmor Oliveira de Azevedo).

Convide sua família, seus vizinhos, seus amigos, seus colegas de trabalho e venham participar desse momento de oração, comunhão, partilha e serviço.

Pe. Possidônio Ferreira Barbosa Júnior – Pároco da Catedral de Oeiras

Pe. José Francisco da Silva – Vigário Paroquial