Paróquia de São Sebastião lança brasão oficial

Compartilhe:

 

Dezenas de fieis participaram neste domingo, 03/04, da Santa Missa na igreja matriz de São Sebastião em Tanque do Piauí e puderam vivenciar a eucaristia e o terceiro escrutínio dos eleitos para a crisma e o lançamento do brasão e o selo oficiais da paróquia.

O brasão faz parte do processo de renovação pelo qual a paróquia vem passando desde dezembro de 2021 com a chegada do Padre Rogério Nascimento e seguindo o que está previsto no Código de Direito Canônico que menciona a necessidade de as Paróquias, mais que qualquer outra instância da Igreja, a necessidade do selo nos documentos paroquiais.

O lançamento foi feito de forma explicativa sobre as partes que o compõem mencionando que a cruz atrás do brasão simboliza a Comunidade que segue a Cristo, Bom Pastor. É sinal de comunidade unida em Cristo e em comunhão com a Igreja; o escudo, em estilo clássico contemporâneo de linhas suaves e curvas leves, dividido por uma cruz, recordando o Madeiro Sagrado que jorra do Crucificado o sangue a água, sacramentos da nossa união definitiva com Deus; o primeiro campo na cor vermelha retrata o sangue derramado por Nosso Senhor Jesus Cristo, e também por nosso Santo Mártir São Sebastião, compondo este campo três flechas  as quais nos recordam e fazem referência ao valoroso testemunho de nosso santo padroeiro, que mesmo no martírio foi fiel a palavra e aos ensinamentos de Jesus.

No segundo campo apresenta o monograma de Nossa Senhora em sinal do santíssimo nome de Maria, Aquela que gerou nas suas entranhas puríssimas o Salvador do mundo e que gera continuamente Cristo em toda a comunidade cristã e uma referência à devoção a Nossa senhora e ao Movimento Mariano existente na Paróquia; Os montes verdes, no terceiro campo,  lembram a região da Serra e é um convite à preservação na natureza, dádiva do criador, e representa as serras e montes, típicas da região.

O quarto campo é representada a igreja de Cristo simbolizada na silhueta da igreja matriz de São Sebastião é imagem das nossas raízes, comunidade de fé guiada e protegida pelo Espirito Santo, que insiste na missão de anunciar o Evangelho ao mundo todo e finalmente os listeis, que É a faixa inferior que identifica a Paróquia contendo a data de fundação e o local onde está implantada.

A partir de então, todas os documentos e comunicados oficiais, bem como as postagens nas redes sociais deverão conter o brasão que identifica a paróquia para seus fieis e todo o povo de Deus.

O brasão foi criado por Léo Vieira Pinheiro, designer gráfico, seminarista Redentorista em Manaus e acadêmico de Filosofia.

 

Por: Fábio Medeiros – Correspondente da Paróquia São Sebastião – Tanque

 

 

Posts Relacionados

ANO
JUBILAR

AMIGOS DO
SEMINÁRIO

ESCOLA
MISSIONÁRIA
DISCÍPULOS DE
EMAÚS - EMIDE

Facebook

Instagram

Últimos Posts