PARA DEUS, NADA É DESPREZÍVEL E NINGUÉM É CASO PERDIDO!

Compartilhe:

 

 

A maneira como nos relacionamos com as coisas, com os bens, com os acontecimentos, com as pessoas, com Deus… enfim, com tudo… revela, de certa maneira, o universo simbólico, o sentido de vida e a hierarquia de valores dentro do qual vivemos, nos movemos e somos. Quer dizer, nossa maneira de viver e agir, mostra quais sãos as nossas convicções e esperanças e revelam quem somos nós.

A vida não pode ser vivida de qualquer jeito: precisa ser vivida intensamente; verdadeiramente; plenamente!

Para o escrupuloso, tudo é pecado, imoral e impuro. Imagina e acredita que as pessoas só têm malícia e segundas intenções. Por isso, sua avaliação de tudo é detalhista, moralista e puritana. A vida se torna uma carga insuportável, uma obrigação. A vida do escrupuloso é um peso enfadonho.

O medroso sente-se ameaçado, sempre. Não tem confiança; vive inseguro e travado. Tudo é difícil e perigoso. Os meios e recursos lhe parecem, sempre, insuficientes e precários. Nada parece dar certo. Tudo é visto como perseguição e maldade. Há um inimigo à solta. Uma armadilha está preste a nos apanhar. A vida do medroso é um abismo fantasmagórico.

Quem tem a mente mágica vê tudo supersticiosamente porque acredita que existe, sempre, uma relação de causa-e-efeito entre um objeto e um acontecimento; entre um animal e uma doença; entre uma palavra e uma situação. Imagina e crê, por exemplo, que o sapo costurado é a causa da doença ou da morte; que passar debaixo da escada determinou seu azar em tal coisa; que sofreu tal infortúnio porque passou debaixo da escada… Vive à espera de uma varinha mágica, de uma bola de cristal, de uma fada madrinha, de um gênio da lâmpada, de uma poção mágica, de um abracadabra. A vida do supersticioso é uma lástima.

Somente pela fé, conseguimos viver bem a vida! Porque a fé garante, não apenas a verdade sobre a vida, mas, principalmente, o seu valor e sentido! Sendo assim, a visão de fé sobre a vida permite enxergar valor e sentido em todas as coisas da vida, mesmo aquelas que parecem desprezíveis e, até mesmo, caso perdido.

Quem pensa, segundo a fé, não se entrega à obsessão do medo porque acredita que dias melhores virão, que uma perda não é frustração, que um problema não esgota as possibilidades do novo, que uma queda impulsiona um reerguimento, que cada dia é um desafio ao amor e à caridade; que a vida é bela.

Quem se comporta, segundo a fé, acredita na força do perdão, do amor e da misericórdia; não se entrega às ilusões do poder, do ter ou do prazer; não procura resolver a as coisas pela força bruta, pela violência, pelo ódio nem pela vingança; não procura ter vantagem em tudo; aprende a se contentar; não corrompe; não engana; não perde a moral e nem o caráter.

Quem age, segundo a fé, não barbariza os recursos e os meios; não banaliza o valor e a importância das coisas; não subestima as pessoas em sua força ou fraqueza; não desqualifica os acontecimentos e os fatos; não debocha da desgraça alheia; não absolutiza nenhuma idéia; não supervaloriza a aparência; não desmerece os pobres; não renuncia a verdade.

Quem vive, segundo a fé, aprende a ver, na própria vida, os sinais de Deus e a interpretá-los segundo o Espírito Santo; descobre a beleza da vida nas peques coisas; valoriza todas as coisas, fatos, situações e acontecimentos, também, como Palavra de Deus; espera contra toda esperança; acolhe e experimenta o Mistério de Cristo como Paixão, Morte e Ressurreição diárias; não foge da cruz; aceita o desafio diário da conversão pessoal.

Quem assume a fé como alicerce da vida dá, à própria vida, a qualidade que sempre teve ao ser criada por Deus: Dom e Tarefa.

Deus nunca deixa de cuidar do que ele fez e que viu que era bom. Para Deus, nada é desprezível e ninguém é caso perdido. Tudo está destinado para a Salvação, em Jesus Cristo, nosso Senhor. Por isso, viver é mergulhar em Deus e, por ele, com ele e nele encontrar, todos os dias, o valor e o sentido da vida que ele criou e cuida.

Nossa vida está nas mãos de Deus! Por isso estamos seguros!

 

Por: Pe. Edivaldo Pereira dos Santos

Foto: Google

Posts Relacionados

FELIZ NATAL PARA O ANO NOVO!

Os meios de comunicação sempre prestam um importante serviço, enquanto mantêm as pessoas informadas. São milhares de informações presentes nas numerosas notícias.  Na medida em

LEIA MAIS

ANO
JUBILAR

AMIGOS DO
SEMINÁRIO

ESCOLA
MISSIONÁRIA
DISCÍPULOS DE
EMAÚS - EMIDE

Facebook

Instagram

Últimos Posts