Papa Francisco nomeia dom Juarez como bispo coadjutor da Diocese de Parnaíba

Na manhã de hoje,  quarta-feira 6 de janeiro, o Santo Padre nomeou dom Juarez Sousa da Silva como Bispo coadjutor da Diocese de Parnaíba. Dom Juarez era Bispo da Diocese de Oeiras desde o dia 27 de fevereiro de 2008. Desde 2015 era também Administrador Apostólico da Diocese de São Raimundo Nonato. O bispo coadjutor é o bispo assistente (auxiliar) de um bispo diocesano, com direito a sucessão. Conforme o Cân. 405, parágrafo segundo, o coadjutor “assiste ao bispo em todo o governo da diocese e o substitui, em sua ausência”. Segundo o parágrafo primeiro do Cân. 409, “ficando vacante a sé episcopal, o Bispo coadjutor torna-se imediatamente o bispo da diocese para a qual foi nomeado”.  Dom Juarez Sousa da Silva é natural de Barras (PI). Nasceu em 3 de junho de 1961. A nomeação ao episcopado ocorreu no dia 27 de fevereiro de 2008. Tem como lema “Para que todos tenham vida”. Possui mestrado em História Eclesiástica pela Pontifícia Universidade Gregoriana. O secretário da CNBB, dom Leonardo Ulrich Steiner, publicou nota acolhendo o Bispo coadjutor da diocese de Parnaíba.