Papa Francisco celebra, neste 17 de dezembro, 82 anos

Papa Francisco, o 266º papa da Igreja Católica Apostólica Romana, completa 82 anos neste dia 17 de dezembro. Francisco, nascido Jorge Mario Bergoglio, em 17 de dezembro de 1936, em Buenos Aires, na Argentina é o atual Presidente da Cidade Estado do Vaticano, sucedendo ao Papa Bento XVI, que abdicou ao papado em 28 de fevereiro de 2013.

Segundo o bispo da diocese de São Carlos (SP), dom Paulo Cezar Costa, doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, em resenha escrita especial mente para a Revista Bote Fé, o papa Francisco apresenta as grandes verdades da fé e da moral numa visão mais pastoral, buscando fazer com que a Igreja dialogue com o mundo atual e com os homens e mulheres do nosso tempo.

“Desde os primeiros gestos do seu magistério, papa Francisco se apresentou com muita simplicidade, inaugurando uma forma mais despojada de exercício do ministério petrino”, avalia o religioso.

Seu pontificado, segundo dom Paulo Cezar, por mais novidade que se encontre, se mantém na linha da grande tradição da Igreja e das preocupações com as principais questões que envolvem a vida da Igreja e da sociedade hoje. “O seu pontificado deve ser lido na linha de continuidade com os grandes papas do Concilio e do pós-concilio”, disse.

Um grupo de teólogos, sobre a direção de padre Roberto Repole, desenvolveu “A Teologia de papa Francisco”, uma coleção sobre o pensamento teológico de papa. A coleção tem por objetivo “procurar ver e ajudar a ver qual seja o pensamento teológico sobre o qual se fundamenta papa Francisco e que se exprime, com novidade de acentos, no seu ensinamento”.

A coleção, lançada pela Libreria Editrice Vaticana, envolve as principais áreas da Teologia e é composta por 11 volumes, sem ordem de edição das obras. Os números da coleção poderão ser lidos isoladamente sem prejuízo para a leitura. Toda esta obra está sendo traduzido ao português e está sendo lançada pela Edições da CNBB como uma forma de aproximar as pessoas do pensamento do papa Francisco.

Por: http://cnbb.net.br/