PALAVRA TEM PODER!

Compartilhe:

 

Nossas relações interpessoais são formadas e estabelecidas por muitas e fortes mediações. Uma dessas mediações é a Palavra. Sem a palavra a vida seria bem menos dinâmica.

A palavra tem poder: poder de vida e poder de morte! Por isso é preciso cuidar da palavra. Falar ou ouvir implica em responsabilidade direta, sobre seus sujeitos, no que diz respeito à palavra. Quem fala é responsável por falar! Portanto, é sujeito da fala. Quem ouve é responsável por ouvir! Portanto, é sujeito da escuta.

Somente entendendo e admitindo que, a palavra é que produz sujeitos e não o contrário, é que vamos restaurar o sentido de verdade, de autenticidade, de coerência, de fidelidade e de lealdade próprio da palavra.

Por que a palavra tem perdido a importância, o valor e o peso entre as pessoas, na família e na sociedade? É porque a palavra deixou de ser fonte para ser um produto. Quer dizer: a palavra não identificando, necessariamente, a verdade, a autenticidade, a coerência, a fidelidade e a lealdade, própria da palavra, mas, a verdade, a autenticidade, a coerência, a fidelidade e a lealdade, própria do sujeito ‘x’ ou ‘y’, acaba pesando e valendo o que a índole desse sujeito pesa e vale. Então, não fica difícil entender porque a palavra vale e pesa tão pouco na boca de alguns sujeitos. Que o digam alguns pais, mães, religiosos, amigos, vizinhos, vendedores, comerciantes, negociantes e, principalmente, políticos. Por falta de crédito pessoal, a palavra desses tantos e de muitos outros, passa a não valer muito ou quem sabe, praticamente, nada. São gente sem palavra.

O poder da palavra ainda vigora sobre muitos homens e mulheres e faz, dessa coerência, o princípio do profetismo. De fato, profeta ou profetiza é a pessoa da palavra (a serviço da palavra) e, portanto, de palavra.

Na Sagrada Escritura os profetas enfrentam muitos problemas com a falta de boa relação, do povo ou de alguns do povo, com a palavra, demonstrando rebeldia, desconfiança, descrédito e, até mesmo, rejeição pessoal. Nesses momentos acontecem muitas repreensões e correções, da parte do Senhor.

Ezequiel 2,1-5. A rebeldia que deixa o povo surdo e insensível

“Ele (Javé) me disse: ‘Criatura humana, fique de pé, que eu vou falar com você’. Foi só ele falar assim e fui envolvido por seu espírito que me fez ficar de pé. Então eu pude ouvir aquele que falava comigo. Ele me disse: ‘Criatura humana, vou mandar você a Israel, a esse povo rebelde, que se rebelou contra mim. Eles e seus antepassados se revoltaram contra mim até o dia de hoje. Os filhos são arrogantes e têm coração de pedra. Eu envio você a eles, e você lhes falará da seguinte forma: Assim diz o Senhor Javé. Eles podem escutar ou não, porque eles são uma casa de rebeldes. De qualquer modo, ficarão sabendo que existe um profeta aqui no meio deles’.”

Marcos 6,1-6. A falta de fé que endurece o coração e cria a rejeição

“Jesus foi para Nazaré, sua terra, e seus discípulos o acompanharam. Quando chegou o sábado, Jesus começou a ensinar na sinagoga. Muitos que o escutavam ficavam admirados e diziam: ‘De onde vem tudo isso? Onde foi que arranjou tanta sabedoria? E esses milagres que são realizados pelas mãos dele? Esse homem não é o carpinteiro, o filho de Maria e irmão de Tiago, de Joset, de Judas e de Simão? E suas irmãs não moram aqui conosco?’ E ficaram escandalizados por causa de Jesus. Então Jesus dizia para eles que um profeta só não é estimado em sua própria pátria, entre seus parentes e em sua família. E Jesus não pôde fazer milagres em Nazaré. Apenas curou alguns doentes, pondo as mãos sobre eles. E Jesus ficou admirado com a falta de fé deles.”

Palavra tem poder de fazer sujeitos da fala e da escuta; o que colabora para a harmonia das relações. Onde, porém, a palavra é manipulada pelos interesses individuais, prospera a rebeldia e a descrença e, portanto, o caos.

Para o nosso bem, consintamos à Palavra, o poder!

 

Por: Pe. Edivaldo Pereira dos Santos

Foto: Google

Posts Relacionados

AMIGOS DO
SEMINÁRIO

ESCOLA
MISSIONÁRIA
DISCÍPULOS DE
EMAÚS - EMIDE

Facebook

Instagram

Últimos Posts

ORAÇÕES DESCONCERTANTES

 Saber orar é a maior de todas as conquistas da fé porque, ao mesmo tempo que indica maturidade espiritual, revela o nível de conversão, obediência,

NOSSO CORAÇÃO SE DILATOU

Nós temos muita coisa a aprender com o coração. Muitos, já escreveram e falaram coisas muito profundas sobre o “fazer do coração” que vale a