PALAVRA PARA O CORAÇÃO!

Compartilhe:

 

Para-choques de caminhão exibem frases ou ditos populares com mensagens, provocações, piadas, desabafos e desafios.

Muros, calçadas, árvores, bancos de praça ou de igreja, camisetas, bandeiras, bonés, carros… são, também, espaços privilegiados para as diversas manifestações de sentimentos, ideologias, fé, propaganda e marketing.

Seja como for, a criatividade humana faz de todo o qualquer espaço um outdoor para se manifestar ao mundo.

Na Sagrada Escritura, marcas profundas são, também, deixadas na pedra, na mão, no turbante… como sinal: “Eu tatuei você na palma da minha mão” (Is 49,16); “Foram essas as palavras que Javé dirigiu em alta voz (…). Sem nada acrescentar, Javé as gravou sobre duas tábuas de pedra e as entregou a mim” (Dt 5,22); “O pecado de Judá está escrito com estilete de ferro, está gravado com ponta de diamante na pedra do seu coração e também nas pontas de seus altares” (Jr 17,1); “Sobre o turbante, trazia uma coroa de ouro, na qual estava gravada a inscrição sagrada, uma insígnia de honra, obra magnífica, um enfeite que delicia os olhos” (Eclo 45.12).

É o próprio Deus quem pede, ao seu povo, no livro do Deuteronômio: “Coloquem essas minhas palavras no seu coração e na sua alma! Amarrem essas palavras na mão como sinal. E que elas sejam para vocês como faixa entre os olhos. Vocês devem ensiná-las a seus filhos, falando delas sentado em casa e andando pelo caminho, deitado e de pé. Você deverá escrevê-las nos batentes da sua casa e nas portas da sua cidade, para que os dias de vocês e os dias de seus filhos se multipliquem sobre a terra que Javé jurou dar aos antepassados de vocês, e sejam dias tão numerosos quanto os dias em que o céu permanecer sobre a terra” (Dt 11,18-21). E, noutra passagem:  “Ouça, Israel! Javé nosso Deus é o único Javé. Portanto, ame a Javé seu Deus com todo o seu coração, com toda a sua alma e com toda a sua força. Que estas palavras, que hoje eu lhe ordeno, estejam em seu coração. Você as inculcará em seus filhos, e delas falará sentado em sua casa e andando em seu caminho, estando deitado e de pé. Você também as amarrará em sua mão como sinal, e elas serão como faixa entre seus olhos. Você as escreverá nos batentes de sua casa e nas portas da cidade” (Dt 6,4-9).

O que tudo isso tem a ver conosco? Tem tudo a ver!

Você, certamente, já escreveu em árvores, em banco, muros, calçadas… tentando eternizar expressões, sentimentos, pessoas… Pois, então, faça a mesma coisa com as convicções de fé, de acordo com a Palavra de Deus. Escreva em seu coração os ensinamentos da Sagrada Escritura para que sejam luz permanente para sua vida.

Precisamos lidar com a Palavra de Deus de outra maneira! Não podemos estar contentes só porque a nossa cabeça tomou conhecimento do que ouvimos. É preciso guardar no coração para que se transforme em algo vivo em nós e não, simplesmente, enciclopédia.

A Palavra de Deus é fonte de vida para a vida! Portanto, comece decorando alguns versículos bíblicos para serem sua luz. Decorar vem do latim; ‘cor’ é declinação de ‘cordis’ = coração. Decorar significa pôr no coração.

Comece pelos provérbios: “Tesouros injustos não trazem proveito, mas a justiça livra da morte. Javé não deixa que o justo passe fome, porém reprime a ambição dos injustos. A mão preguiçosa empobrece, mas o braço trabalhador enriquece. Quem armazena no outono é prudente; quem dorme na colheita passa vergonha. As bênçãos descem sobre a cabeça do justo, mas a boca dos injustos esconde violência. A memória do justo é bendita, mas o nome dos injustos apodrece. O homem de bom senso aceita o mandamento, mas o estúpido se arruína pela boca. Quem se comporta com integridade vive em segurança; quem segue caminho torto acaba desmascarado” (Pr 10,2-9).

 

Por: Pe. Edivaldo Pereira dos Santos

Foto: Google

Posts Relacionados

A AMIZADE DE DEUS

  Nosso Senhor, o Verbo de Deus, que primeiro atraiu os homens para serem servos de Deus, libertou em seguida os que lhe estavam submissos,

LEIA MAIS

ANO
JUBILAR

AMIGOS DO
SEMINÁRIO

ESCOLA
MISSIONÁRIA
DISCÍPULOS DE
EMAÚS - EMIDE

Facebook

Instagram

Últimos Posts