No último Domingo, 28/07, às 9h da manhã, o Padre Odair Marques Bezerra, tomou posse como novo pároco da Paróquia de São Francisco de Assis em Campinas do Piauí.
A Santa Missa com rito de posse canônica, foi presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Edilson Soares Nobre, foi concelebrada pelos padres João Francisco e Odair, contou com as autoridades locais e um número significativo de fiéis vindos das diversas comunidades e outras localidades. Dom Edilson acolheu e saudou a todos os presentes na celebração. Em seguida foi feita a leitura da Provisão Canônica de nomeação do novo Pároco e o Juramento de Fidelidade do Pe. Odair ao assumir o ofício de Pároco em nome da Igreja.
A Celebração prosseguiu com o ato Penitencial, Glória e a Liturgia da Palavra. Na homilia, Dom Edilson destacou a importância do Sacramento da Crisma na vida cristã e a necessidade de inserção dos Confirmados na Comunidade Paroquial, além disso, destacou a missão do Pároco, como serviço a ser exercido em nome da Igreja para ensinar, santificar e pastorear o rebanho de Cristo, como colaborador do Bispo diocesano. Após a homilia, ocorreu o rito da Confirmação de 33 pessoas (jovens e adultos).
Após a Crisma começou propriamente o rito de posse do novo Pároco, com a Renovação das Promessas Sacerdotais, e a entrega dos locais que serão consagrados pelo Ministério do Pe. Odair. O novo pároco recebeu das mãos de Dom Edilson Nobre a chave da Igreja, lembrando de que o Pároco da Paróquia deve ser o facilitador do acesso das pessoas à casa que proporciona o encontro com Cristo. Foi conduzido ao Batistério no qual irá administrar o Sacramento do Batismo e, por Ele, muitos irão renascer e poderão, pela misericórdia de Deus, ingressar na Igreja, que é o seu povo de particular propriedade. Logo após, dirigiram-se ao Confessionário onde Jesus concede aos que estão oprimidos sob o peso dos seus pecados a graça de retornarem purificados no sangue redentor. Foi encaminhado até o sacrário onde fez um instante de silêncio e oração em prol dos fiéis a ele confiados, local de sempre adorar o Cristo lá presente.
A celebração prosseguiu como de costume. No final da celebração, foram proferidas algumas mensagens. E, por fim, a alocução do Padre Odair, benção final e a leitura da ata de posse canônica.