Padre Julielmo Marques é acolhido como Pároco da Par. Santo Antônio, em Colônia – PI

Realizou-se no dia 07/02/2022, às 19 h, a Celebração Eucarística de posse canônica do Padre Julielmo Marques Castelo Branco, como Pároco da Paróquia Santo Antônio, no município de Colônia – Piauí. A Celebração foi presidida pelo bispo diocesano, Dom Edilson Soares Nobre, concelebrada por uma representação do clero da diocese de Oeiras. Prestigiaram a cerimônia autoridades locais e um número significativo de fiéis vindos da comunidade local e das demais comunidades que integram a Paróquia, além das caravanas de paróquias adjacentes.

Após a saudação inicial feita pelo bispo diocesano, foi proferida a leitura da Provisão do novo Pároco, pelo tempo determinado de seis anos. Em seguida, o Padre Julielmo proferiu perante o bispo e a comunidade o Juramento de Fidelidade.

Na homilia, Dom Edilson destacou alguns pontos que justificam a importância de uma paróquia no contexto sócio eclesial e a missão que compete ao sacerdote ao exercer a função de pároco como colaborador do bispo no múnus de ensinar, santificar e governar o povo de Deus assumindo a fisionomia do Cristo Bom Pastor.

Após a homilia, começou propriamente o rito de posse do novo Pároco, onde o Pe. Julielmo fez a renovação das promessas sacerdotais, perante o bispo e a comunidade, pelo fato de estar assumindo um novo ofício em nome da Igreja; Em seguida, recebeu das mãos de Dom Edilson Nobre a chave da Igreja, lembrando de que o pároco deve ser o facilitador do acesso das pessoas à casa que proporciona o encontro com Cristo. Foi conduzido ao Batistério no qual irá administrar o Sacramento do Batismo e, por Ele, muitos irão renascer e poderão, pela misericórdia de Deus, ingressar na Igreja, que é o seu povo de particular propriedade. Logo após, dirigiram-se ao Confessionário onde Jesus concede aos que estão oprimidos sob o peso dos seus pecados a graça de retornarem purificados no sangue redentor. Foi encaminhado até o sacrário onde fez um instante de silêncio e oração em prol dos fiéis a ele confiados, local de sempre adorar o Cristo lá presente.  Dando prosseguimento, o Padre Julielmo fez a Profissão de Fé.

No final da celebração, foram feitas algumas saudações ao novo Pároco. Dirigiram-lhe a palavra a Sra. Maria dos Passos Borges dos Santos Vieira representando o Conselho Pastoral Paroquial da Paróquia Santo Antônio, Munícipio de Colônia – PI e a Sra. Elidete Pereira da Cunha representando o Conselho Pastoral Paroquial da Paróquia Santa Rosa de Lima, município de Santa Rosa – Piauí.

Em suas palavras, o Padre Julielmo ressaltou que “sempre foi de muitos sonhos, louva a Deus por ter encontrado pessoas que colaboraram para que estes sonhos se tornassem grandes realizações, agradeceu todos os paroquianos da paróquia Santa Rosa de Lima, pois semearam juntos durante doze anos. Neste tempo, colheram muitos frutos, e agradeceu o povo amado, dedicado e zeloso de Santa Rosa do Piauí e Cajazeiras, pedindo perdão por suas falhas. Deseja compartilhar o pastoreio com cada coordenador de movimento e pastoral desta Paróquia de Santo Antônio, partilhando a Palavra em vista da Missão, há muito a plantar e a colher, há que se preparar a terra”.

Após a Missa , Pe. Julielmo recebeu os calorosos cumprimentos de seus novos paroquianos. Roguemos a Santo Antônio uma profícua missão ao novo Pároco.

Fotos : Fabrícia