Padre João Francisco é acolhido como novo Pároco da paróquia Nossa Senhora da Conceição – Conceição do Canindé

Nesta quarta-feira, dia 24 de julho de 2018, as 19:00 horas, o bispo da diocese de Oeiras, Dom Edilson Nobre, presidiu a Celebração Eucarística de acolhida do Padre João Francisco dos Santos, como Pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, no município de Conceição do Canindé, desta Diocese de Oeiras. A Celebração foi concelebrada pelos padres da diocese de Oeiras e contou com a participação dos seminaristas, autoridades locais e um grande número de fieis vindos da comunidade local e das demais comunidades que integram a paróquia, além das caravanas de paróquias adjacentes.

Após saudação inicial, foi feita a leitura da Provisão do Pe. João Francisco. Em seguida, tocando com as mãos a Escritura Sagrada, o Pe. João Francisco fez o juramento de fidelidade perante o bispo e a comunidade, pelo fato de estar assumindo um novo ofício em nome da Igreja.  Depois, a liturgia prosseguiu como de costume, com o ato penitencial, hino de louvor e Liturgia da Palavra. Na homilia, Dom Edilson destacou alguns pontos que justificam a importância de uma paróquia no contexto sócio eclesial e a missão que compete ao sacerdote ao exercer a função de pároco como colaborador do bispo no múnus de ensinar, santificar e governar o povo de Deus assumindo a fisionomia do Cristo Bom Pastor.

Logo depois da homilia, Dom Edilson Nobre entrega ao Pe. João Francisco dos Santos diversos instrumentos para bem desempenhar sua missão: Chave da Igreja, casa de Deus e nossa, para que tome consciência do cuidado que deverá ter com este templo material, símbolo da Igreja viva que deverá edificar. Chave do Sacrário, lembra-te de que a Eucaristia é o ápice e a fonte de todo culto e da vida cristã, em que se realiza a unidade do povo de Deus e se completa a construção do Corpo de Cristo. Jarra Batismal entre os ofícios do Administrador Paroquial está o de administrar o Batismo, fazendo das pessoas novos filhos de Deus, renascidos pela graça do Espírito Santo.  Estola Roxa, uma das tarefas mais importantes do Pároco consiste em administrar o Sacramento da Penitência; por meio desse sacramento realiza-se a reconciliação dos pecadores com Deus.

Em seguida, foram feitas algumas saudações ao novo pároco. Por fim, o Padre João Francisco dos Santos fez uso da palavra agradecendo a Deus a oportunidade da nova missão e prontificando-se a corresponder de forma digna e coerente o novo encargo que lhe foi confiado.

No final da celebração, proferiu-se a leitura da ata de posse que foi assinada por todos presentes.