OS ADORADORES QUE O PAI PROCURA

Compartilhe:

 

A celebração de Corpus Christi, sempre, nos põe diante do Mistério da Eucaristia. Fonte de vida para Igreja e eixo da vida litúrgica. Do Mistério Eucarístico destaca-se a prática da Adoração Eucarística.

“O culto prestado à Eucaristia fora da Missa é de um valor inestimável na vida da Igreja, e está ligado intimamente com a celebração do sacrifício eucarístico. A presença de Cristo nas hóstias consagradas que se conservam após a Missa – presença essa que perdura enquanto subsistirem as espécies do pão e do vinho – resulta da celebração da Eucaristia e destina-se à comunhão, sacramental e espiritual. Compete aos Pastores, inclusive pelo testemunho pessoal, estimular o culto eucarístico, de modo particular as exposições do Santíssimo Sacramento e também as visitas de adoração a Cristo presente sob as espécies eucarísticas” (João Paulo II, Carta Encíclica ‘Ecclesia de Eucharistia’, nº 25).

A Deus se deve adorar, ensina a Palavra e a Igreja. A Adoração é um profundo ato fé em Deus. É o reconhecimento de sua grandeza, poder e majestade. A Adoração é um mergulho nas profundezas de Deus.

Pergunta chave: Quais as características do adorador que o Pai procura?

Resposta da Palavra de Deus! Os verdadeiros adoradores, adorarão em Espírito e Verdade!

“A mulher (samaritana) então disse a Jesus: ‘Senhor, vejo que és profeta!  Os  nossos pais adoraram a Deus nesta montanha. E vocês judeus dizem que é em Jerusalém o lugar onde se deve adorar.’ Jesus disse: ‘Mulher, acredite em mim. Está chegando a hora,  em que não adorarão o Pai, nem sobre esta montanha nem em Jerusalém.  Vocês adoram o que não conhecem, nós adoramos o que conhecemos, porque a salvação vem dos judeus. Mas está chegando a hora, e é agora, em que os verdadeiros adoradores vão adorar o Pai em espírito e verdade. Porque são estes os adoradores que o Pai procura. Deus é espírito, e aqueles que o adoram devem adorá-lo em espírito e verdade’”  (João 4,20-24)

O significado de adorar em espírito e verdade

1 – Adorar em Espírito e Verdade é viver da Ressurreição:

No Espírito da Verdade – “Ele é o Espírito da Verdade, que o mundo não pode acolher, porque não o vê, nem o conhece. Vocês o conhecem, porque ele mora com vocês, e estará com vocês” (Jo 14,17).  No Espírito que dá Testemunho – “O Advogado, que eu mandarei para vocês de junto do pai, é o Espírito da Verdade que procede do pai. Quando Ele vier, dará testemunho de mim” (Jo 15,26). No Espírito que encaminha para a Verdade – “Quando vier o Espírito da Verdade, ele encaminhará vocês para toda a verdade, porque o Espírito não falará em seu próprio nome, mas dirá o que escutou e anunciará para vocês as coisas que vão acontecer” (Jo 16,13). No Espírito que é Sopro de Vida Nova – “Tendo falado isso, Jesus soprou sobre eles, dizendo: ‘recebam o Espírito Santo’” (Jo 20,22).

2 – Adorar em Espírito e Verdade é ser contemplativo

Contemplar o Cristo na Escola de Maria: guardava tudo e meditava no coração (Lc 2,19). Contemplar o Cristo na Escola dos Mártires: derramaram seu sangue, deram a vida (At 22,20). Contemplar o Cristo na Escola dos Apóstolos: foram chamados como amigos (Jo 15,15).  Contemplar o Cristo na Escola dos Santos: lavaram suas vestes e alvejaram no sangue do cordeiro (Ap 7,14). Contemplar o Cristo na Escola das Crianças: possuem o Reino dos céus (Mt 19,14).

3 – Adorar em Espírito e Verdade é:

Antes de fazer-se discurso fazer-se palavra (Jo 1,14). Antes de fazer-se mestre fazer-se discípulo (Mt 23,7). Antes de fazer-se estrela fazer-se luz (Mt 5,16). Antes de fazer-se senhor fazer-se servo (Fl 2,6ss). Antes de fazer-se pão fazer-se eucaristia (Jo 13).

Antes de ser o especialista em retórica ser a testemunha ocular (Jo 1,6; L 1,1). Antes de fazer-se a si mesmo fazer-se um outro cristo (Rm 8, 29; Fl 3, 10.21; Jo 15, 5; 1 Cor 12, 12; Rm 12, 5; Fl 2, 5; Rm13, 14; Gl 3, 27).

Que a festa de Corpus Christi nos encontro verdadeiros adoradores de Deus!

 

Por: Pe. Edivaldo Pereira dos Santos

Foto: Google

Posts Relacionados

PALAVRA TEM PODER!

  Nossas relações interpessoais são formadas e estabelecidas por muitas e fortes mediações. Uma dessas mediações é a Palavra. Sem a palavra a vida seria

LEIA MAIS

DEUS É MISSÃO!

Deus não cessa de comunicar o seu amor e de revelar-se, por inteiro, sem reservas. Sua pedagogia é a da aproximação e da presença. Ele

LEIA MAIS

AMIGOS DO
SEMINÁRIO

ESCOLA
MISSIONÁRIA
DISCÍPULOS DE
EMAÚS - EMIDE

Facebook

Instagram

Últimos Posts

PALAVRA TEM PODER!

  Nossas relações interpessoais são formadas e estabelecidas por muitas e fortes mediações. Uma dessas mediações é a Palavra. Sem a palavra a vida seria