O QUE, AFINAL, AINDA, VALE A PENA?

Compartilhe:

 

Todos os dias vemos, ouvimos e assistimos coisas odiosas que perturbam nossa mente, desestimulam nossas ações e ferem nossos sonhos. Todos os dias nos defrontamos com inúmeros escândalos; nos decepcionamos com pessoas; nos frustramos com promessas; nos abalamos com diversas situações terríveis.

Essas coisas todas inquietam, angustiam… mexem com a gente! De muitas bocas brotam maledicências. De muitas mentes surge a vingança.  Em muitos corações viceja a falta de esperança. Mas, como não ficar incomodado? Como não ceder ao desespero?

O mundo gira e as pessoas se perguntam: Meu Deus, até quando? Será que há conserto em tudo isso? Será que o ser humano ainda tem jeito? Será que vale a pena pensar em algo melhor? Será que conseguiremos reverter essa situação? Será que, ainda, a esperança tem lugar? Com quem podemos contar? Como fazer para mudar? Viver, ainda, vale a pena? O amor, ainda, vale? O que, ainda, vale a pena? Em que acreditar? O que esperar? Em quem confiar?

As coisas estão levando as pessoas a tal ponto de desencantamento que, a vida, parece ter chegado ao limite máximo do absurdo. Falamos em perda do sentido e do valor das coisas e da vida!

Que a realidade, apesar de toda sua dureza, não seque o poço das nossas esperanças, não esfrie o nosso coração, não apague os nossos sonhos, não enfraqueça nossas convicções, não engesse nossos braços e nem cegue a nossa visão!

É verdade que o mundo, em muito coisa e, há muito tempo, está decaído, perdido, e sem razões! Mas, não é todo o mundo que está decaído, perdido e sem razões! De quem depende o bem do mundo? Do que depende a beleza das coisas? A quem está confiada a mudança do mal em bem? No que você acredita? Qual a sua esperança! O que, pra você, ainda vale a pena!

Como diz Fernando Pessoa: “Tudo vale a pena se a alma não é pequena!”

Qual o tamanho da sua alma ou do pouco que, ainda, resta dela? Onde está a sua alma? Pessoas desalmadas não conseguem dar esperança ao mundo, porque não conseguem dar esperanças a si mesmas; não conseguem dar respostas ao mundo, porque não conseguem dar respostas a si mesmas; não conseguem fazer o mundo viver, porque já não acreditam mais na vida. Pessoas desalmadas já não têm mais coração: perderam a própria humanidade, embruteceram-se, negaram-se.

Continua a dizer Fernando Pessoa:

“Vem sentar-te comigo, Lídia, à beira do rio./ Sossegadamente fitemos o seu curso e aprendamos/ Que a vida passa, e não estamos de mãos enlaçadas./ (Enlaçemos as mãos)./ Depois pensemos, crianças adultas, que a vida/ Passa e não fica, nada deixa e nunca regressa,/ Vai para um mar muito longe, para o pé do Fado,/ Mais longe que os deuses./ Desenlacemos as mãos, porque não vale a pena cansarmo-nos./ Quer gozemos, quer não gozemos, passamos como o rio./ Mais vale saber passar silenciosamente./ E sem desassossegos grandes.”

Diz a Palavra de Deus, no livro do Eclesiástico:

“O homem paciente resiste até o momento oportuno, e será recompensado no final com a alegria” (1,20-21). “Não faça o mal, e o mal não lhe acontecerá. Afaste-se da injustiça, e ela se afastará de você” (7,1-2). “Persevere em sua tarefa, faça dela a sua vida, e envelheça cumprindo o seu dever. Não admire o que o pecador faz” (11,20-21). “Quem cava um buraco, nele cairá; quem prepara uma armadilha, ficará preso nela. O mal se volta contra quem o pratica, e sem que a pessoa saiba de onde ele vem” (27,26-27). “Não se deixe dominar pela tristeza, nem se aflija com preocupações. Alegria do coração é vida para o homem, e a satisfação lhe prolonga a vida. Anime-se, console o coração e afaste a melancolia para longe” (30,21-25).

No fundo, tudo vale a pena! Mas cada um de nós precisamos resgatar o valor do valor e o sentido do sentido. Portanto: faça a vida valer o que ela vale; o amor, o que ele vale e você, o que você vale!

 

Por: Pe. Edivaldo Pereira dos Santos

Foto: Google

Posts Relacionados

FELIZ NATAL PARA O ANO NOVO!

Os meios de comunicação sempre prestam um importante serviço, enquanto mantêm as pessoas informadas. São milhares de informações presentes nas numerosas notícias.  Na medida em

LEIA MAIS

ANO
JUBILAR

AMIGOS DO
SEMINÁRIO

ESCOLA
MISSIONÁRIA
DISCÍPULOS DE
EMAÚS - EMIDE

Facebook

Instagram

Últimos Posts

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Nota de Esclarecimento A Diocese de Oeiras vem, por meio desta, esclarecer a todos os fiéis, que desde o momento que recebeu a denúncia do