O NOVO ANO ESTÁ AI! E, EM VOCÊ, O QUE É NOVO?

Compartilhe:

 

Enfrentar a vida exige coragem, disposição e criatividade. Não existe receita e nem fórmula mágica, embora seja isto o que mais se procura.

Muitas são as maneiras de encarar os problemas, as dificuldades, os desafios, as provas, as doenças, os relacionamentos…

Cada situação exige discernimento, visão, postura e método.

O novo ano está ai: 2021 chegou! E agora? O que você vai fazer com este novo ano? Vai usar as velhas fórmulas, as infalíveis simpatias e as mesmas superstições? Vai, apenas, vestir-se de branco e comer lentilha?

Como é que você vai encarar o ano 2021, desde o seu início?

Fique atento para o seguinte fato: o novo, sempre, atrai o novo!

Não fica gostoso o café novo colocado sobre o café de ontem; não cai bem o sapato novo em pé sujo; não tem cabimento tapete novo para cobrir o chão velho; não é higiênico servir comida no prato que não foi lavado… “Jesus contou-lhes ainda uma parábola: ‘ninguém tira retalho de roupa nova para remendar roupa velha; senão, vai rasgar a roupa nova, e o retalho novo não combina com a roupa velha. Ninguém coloca vinho novo em barris velhos; porque, de fato, o vinho novo arrebenta os barris velhos, e se derrama, e os barris se perdem’” (Lc 5,36-37).

Partindo do princípio de que o novo é para o novo, será que não chegou a hora da novidade em sua vida? Até quando você vai arrastar cacarecos e quinquilharias? Por que continuar na mesma situação? Para que continuar sob o peso de tantas inutilidades?

Será que o novo de 2021 não está reclamando o novo em você?

A vida é sempre nova! Que seja novo, portanto, em você, o discernimento, a visão, a postura e o método para ‘casar’ com o novo da vida e o novo do novo ano. Tome isso como desafio: ano novo, tudo novo!

Novo discernimento: Dt 30,19-20.

“…eu lhe propus a vida ou a morte, a bênção ou a maldição. Escolha, portanto, a vida, para que você e seus descendentes possam viver, amando a Javé seu Deus, obedecendo-lhe e apegando-se a ele, porque ele é a sua vida e o prolongamento de seus dias”.

Nova visão: Jo 20,24-29

“Tomé, chamado Gêmeo, que era um dos Doze, não estava com eles quando Jesus veio. Os outros discípulos disseram para ele: ‘Nós vimos o Senhor.’ Tomé disse: ‘Se eu não vir a marca dos pregos nas mãos de Jesus, se eu não colocar o meu dedo na marca dos pregos, e se eu não colocar a minha mão no lado dele, eu não acreditarei.’ Uma semana depois, os discípulos estavam reunidos de novo. Dessa vez, Tomé estava com eles. Estando fechadas as portas, Jesus entrou. Ficou no meio deles e disse: ‘A paz esteja com vocês.’ Depois disse a Tomé: ‘Estenda aqui o seu dedo e veja as minhas mãos. Estenda a sua mão e toque o meu lado. Não seja incrédulo, mas tenha fé.’ Tomé respondeu a Jesus: ‘Meu Senhor e meu Deus!’ Jesus disse: ‘Você acreditou porque viu? Felizes os que acreditaram sem ter visto’.”

Nova postura: Cl 3,1-2.9-10

“Se vocês foram ressuscitados com Cristo, procurem as coisas do alto, onde Cristo está sentado à direita de Deus. Pensem nas coisas do alto, e não nas coisas da terra. Façam morrer aquilo que em vocês pertence à terra: fornicação, impureza, paixão, desejos maus e a cobiça de possuir, que é uma idolatria. De fato, vocês foram despojados do homem velho e de suas ações, e se revestiram do homem novo que, através do conhecimento, vai se renovando à imagem do seu Criador.”

Novo método Mc 1,14-15

“Depois que João Batista foi preso, Jesus voltou para a Galiléia, pregando a Boa Notícia de Deus: ‘O tempo já se cumpriu, e o Reino de Deus está próximo. Convertam-se e acreditem na Boa Notícia’.”

Que este seja o novo ano das coisas novas, em você!

Feliz ano novo!

 

Por: Pe. Edivaldo Pereira dos Santos

Foto: Google

Posts Relacionados

VIVENDO A SEMANA SANTA

A semana santa está ai! Começa neste dia 24 de março. Vamos vivenciá-la Começando pelo Domingo de Ramos, a Semana Santa nos permite celebrar, mais

LEIA MAIS

AMIGOS DO
SEMINÁRIO

ESCOLA
MISSIONÁRIA
DISCÍPULOS DE
EMAÚS - EMIDE

Facebook

Instagram

Últimos Posts