O Brasil carece de um verdadeiro patriotismo

Compartilhe:

Sem apelar para nenhum saudosismo barato, precisamos reconhecer que, antigamente, éramos mais patriotas.  Nas escolas, eu me lembro, se ensinava e se aprendia o amor à pátria; o respeito aos símbolos nacionais; o cultivo e a comemoração das datas cívicas. Quantos Dias da Bandeira! Quantas Semanas da Pátria! Não foram poucos os jogos, concursos, poesias, jograis, redações, teatros, declamações, hasteamentos da bandeira, execuções do hino nacional. Talvez, quem sabe, um civismo militarista, com vista à justificação do poder. Mas, o importante é que se aprendia o amor à pátria.

E hoje, o que se sabe e o que se ensina sobre o amor à pátria?  Muito pouco! Pouquíssimo.

É verdade que o verde-amarelo, predominante de nossa bandeira, agita estádios de futebol, forma torcidas, encanta turistas, embeleza fachadas, decora objetos, incita a moda, colore roupas… Patriotismo? Sim, é patriotismo! Mas, esse mesmo verde-amarelo, símbolo do orgulho nacional é alvo de depredações, vandalismos, desmatamentos, expropriação da Amazônia, corrupções, desigualdades sócio-econômicas, clientelismo político e por ai afora.

E, como se não bastasse, pesa sobre nós, brasileiros, medos, vergonha e, até mesmo, sentimentos de inferioridade que nos levam a viver à sombra cultural do imperialismo norte-americano (principalmente). Isso é mal porque de PATRIOTISMO os americanos nada têm. O que eles têm, e conseguem emplacar muito bem, é o culto a si mesmos misturado com xenofobia. Disto resulta todo o processo de imposição cultural pela mídia (cinema), pela economia, pelo belíssimo, pela política, pela polícia, pelo direito internacional…

O Brasil carece do verdadeiro patriotismo porque carece do ideal de povo;

O Brasil carece do ideal de povo porque carece de seriedade política;

O Brasil carece de seriedade política porque carece de justiça social;

O Brasil carece de justiça social porque carece de distribuição igualitária de bens;

O Brasil carece de distribuição igualitária de bens porque carece de ética

O Brasil carece de ética porque carece de princípios unívocos;

O Brasil carece de princípios unívocos porque carece do Temor a Deus

O Brasil carece do Temor a Deus porque carece de amor

O Brasil carece de amor porque carece de fraternidade

O Brasil carece de fraternidade porque carece do espírito verdadeiramente cristão;

O Brasil carece do espírito verdadeiramente cristão porque, precisa ser re-fundado.

Eu acredito num Brasil novo: patriota, idealista, sério politicamente, justo socialmente, igualitário na distribuição de rendas, ético, formado por princípios inequívocos, temente a Deus, fundamentado no amor, fraterno e de espírito verdadeiramente cristão. Eu acredito num Brasil novo porque sei que ele pode ser re-fundado, re-descoberto, re-feito, re-pensado, re-trabalhado, re-lançado.

O 7 de setembro passou! Mas, agora é a hora. A melhor hora é agora… então, sóbrios, longe da “festa”, todos nós, brasileiros e brasileiras, podemos gritar um grito de amor e indignação. Não podemos nos apassivar frente a um país remendado, remexido, retalhado, rebuscado. Precisamos querer e lutar por um Brasil inteiro, um Brasil total!

Brasileiros e Brasileiras unamo-nos! Eis o significado do verdadeiro patriotismo!

 

 

Por: Pe. Edivaldo Pereira dos Santos

Foto: Google

 

Posts Relacionados

ANO
JUBILAR

AMIGOS DO
SEMINÁRIO

ESCOLA
MISSIONÁRIA
DISCÍPULOS DE
EMAÚS - EMIDE

Facebook

Instagram

Últimos Posts