O Advento de Jesus é o nosso advento!

Compartilhe:

 

 

O Significado Cristão

A Igreja Católica inicia neste final de semana 26 e 27 de novembro, o tempo chamado ADVENTO, que significa VINDA, CHEGADA. É um tempo bom! Tempo de esperança! Tempo de alegria!  Tempo de anunciar Boa-notícia!

Revivendo a longa espera do povo de Israel pelo Messias, a Igreja se prepara para o encontro com Cristo, recordando o seu nascimento histórico: o Natal. Não é uma espera ilusória, fantasiosa; Cristo vem, veio e virá.

A experiência do Advento, como experiência cristã, deve contagiar todas as esferas de nossas vidas, para se cumprir o que disse o mestre: “eu vim para que todos tenham vida e a tenham em abundância” (Jo 10,10)

Advento Social.

Não é novidade as condições de desigualdade na vida social, em nosso pais. Não é novidade, também, que as causas e sintomas dessa desigualdade vão desde o empecilho de acesso a terra e a moradia até a supressão das garantias de saúde e previdência social, diga-se de passagem, a tão falada aposentadoria.

Os que mais são atingidos pelas farpas das desigualdades, como sempre, são os pobres.

É preciso um advento social. Quebrar os muros, vencer os preconceitos, superar as castas, derrubar as desigualdades. O povo ainda é gente!

Advento na Economia.

A economia é uma rede de intrigas. Ninguém consegue penetrar as suas malhas finas. Ninguém consegue entender as suas terminologias, conceitos e jargões.

A economia brasileira parece sobreviver de números, seja para manter a ilusão da inexistência de inflação, seja para encobrir a depreciação do valor do nosso metal vil.

É preciso um advento na economia, para derrubar os verdadeiros dragões que engolem o povo, seu mísero salário e sua esperança.

Advento na Política.

A Política está repleta de profissionais…. e liberais.  E a grande vergonha nacional é que, o bem comum serve de justificativa para a enganação e a corrupção, para a opressão e o terror.

É preciso um advento na política.   Restabelecer a moral e a ética; libertar o bem comum; restabelecer a transparência de suas práticas; recuperar a lisura dos homens sérios e garantir justiça e paz.

Advento na Fé.

A religião virou  mercado e Deus virou mercadoria.  Nunca se viu tanta religião, tantos templos e tanta Bíblia espalhados entre nós.

Isso não significa o aumento da fé em Deus. Aumentou o comércio, aumentou o fanatismo, aumentou a intolerância, aumentaram as brigas, aumentaram os desentendimentos, aumentou a ignorância sob o rótulo de sabedoria.

É preciso um advento na fé.  Desbancar os enganadores, restaurar a credibilidade da Palavra de Deus, libertar o homem das doutrinas para libertá-lo para Deus.

O advento de Jesus Cristo, como Filho do Deus vivo e como Sol Nascente, coincide com a necessidade dos nossos muitos adventos.

Portanto, celebrar o advento cristão, hoje, é reconhecer e celebrar o advento em nossa vida, tocando as nossas realidades mais gritantes e cruciais: no desemprego, na falta de terra, na falta de moradia, nas cadeias e presídios, na família, no comércio, no trânsito…

O Advento de Jesus é o nosso advento! Que assim seja!

 

 

Por: Pe. Edivaldo Pereira dos Santos

Foto: Google

Posts Relacionados

ANO
JUBILAR

AMIGOS DO
SEMINÁRIO

ESCOLA
MISSIONÁRIA
DISCÍPULOS DE
EMAÚS - EMIDE

Facebook

Instagram

Últimos Posts