O Advento da Luz

Compartilhe:

 

A luz é fundamental para a vida. Aliás, é a sua essência. Sem luz os processos da vida não se completam. Olha a germinação das sementes, a fotossíntese das plantas, a criança que precisa tomar banho de luz pós-parto…

A luz é a primeira grande obra de Deus.

“No princípio, Deus criou o céu e a terra. A terra estava sem forma e vazia; as trevas cobriam o abismo e um vento impetuoso soprava sobre as águas. Deus disse: ‘Que exista a luz!’ E a luz começou a existir. Deus viu que a luz era boa. E Deus separou a luz das trevas: à luz Deus chamou ‘dia’, e às trevas chamou ‘noite’. Houve uma tarde e uma manhã: foi o primeiro dia” (Gn 1,1-5).

Por que a luz é a primeira grande obra de Deus? Porque Deus é Projeto de Luz que se expande como Dom de Salvação.

O Advento da Luz é parte do Plano de Salvação de nosso Deus porque, Deus é luz, conforme as palavras de São João: “Esta é a mensagem que Dele ouvimos e que agora lhes anunciamos: Deus é luz e nele não há trevas. Se dizemos que estamos em comunhão com Deus e no entanto andamos em trevas, somos mentirosos e não pomos em prática a Verdade. Mas, se caminhamos na luz, como Deus está na luz, estamos em comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, o Filho de Deus, nos purifica de todo pecado” (1Jo 1,5-7).

A História de Salvação é, toda ela, revelação de Deus. Nada de Deus fica escondido de nós. Pelo contrário, Ele quer que nós o conheçamos para amá-lo de verdade. Ele vai se revelando e, nós, precisamos ir entrando no mistério da luz que se acende a partir do nosso interior e se irradia para toda a nossa existência.

Assim reconhece o Salmista: “Javé, tu és a minha lâmpada; meu Deus, tu iluminas a minha treva” (Salmo 18,29) e, ainda, “Tua palavra é lâmpada para os meus pés, e luz para o meu caminho (Salmo 119,105).

O profeta Isaías, diante de uma história, do Povo de Deus, cheia de desmantelos, traz-lhe uma palavra esperança: “O povo que andava nas trevas viu uma grande luz, e uma luz brilhou para os que habitavam um país tenebroso” (Isaías 9,1); traz-lhe uma palavra de conversão: “Levante-se, Jerusalém! Brilhe, pois chegou a sua luz, a glória de Javé brilha sobre você. Sim, a treva cobre a terra, névoas espessas envolvem os povos, mas sobre você brilha Javé, e sua glória a ilumina. Sob a luz de você caminharão os povos, e os reis andarão ao brilho do seu esplendor (…). O sol não será mais a luz do seu dia, e de noite não será a lua a iluminá-la; o próprio Javé será para você uma luz permanente, e o seu Deus será o seu esplendor. O sol dela jamais vai se pôr, e a sua lua não terá mais minguante, pois o próprio Javé será para você uma luz permanente” (Isaías 60,1-3.19-20).

Jesus é a Palavra de Deus que se revela aos homens: Ele é a grande luz em advento permanente, com um começo real e histórico: “No começo a Palavra já existia: a Palavra estava voltada para Deus, e a Palavra era Deus. No começo ela estava voltada para Deus. Tudo foi feito por meio dela, e, de tudo o que existe, nada foi feito sem ela. Nela estava a vida, e a vida era a luz dos homens. Essa luz brilha nas trevas, e as trevas não conseguiram apagá-la. Apareceu um homem enviado por Deus, que se chamava João. Ele veio como testemunha, para dar testemunho da luz, a fim de que todos acreditassem por meio dele. Ele não era a luz, mas apenas a testemunha da luz. A luz verdadeira, aquela que ilumina todo homem, estava chegando ao mundo” (João 1,1-9)

Quem acolhe a luz, torna-se testemunha da Luz, lembra-nos São Mateus: “Vocês são a luz do mundo. Não pode ficar escondida uma cidade construída sobre um monte. Ninguém acende uma lâmpada para colocá-la debaixo de uma vasilha, e sim para colocá-la no candeeiro, onde ela brilha para todos os que estão em casa. Assim também: que a luz de vocês brilhe diante dos homens, para que eles vejam as boas obras que vocês fazem, e louvem o Pai de vocês que está no céu” (Mateus 5,14-16).

Que venha a luz! Que haja luz! Que a luz se faça no meio de nós!

 

Por: Pe. Edivaldo Pereira dos Santos

Imagem: Google

Posts Relacionados

ANO
JUBILAR

AMIGOS DO
SEMINÁRIO

ESCOLA
MISSIONÁRIA
DISCÍPULOS DE
EMAÚS - EMIDE

Facebook

Instagram

Últimos Posts