Nova presidência planeja caminhada da Igreja no Regional pelos próximos 4 anos

Compartilhe:

A presidência do Regional Nordeste 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) fez uma avaliação do caminho a ser percorrido pela Igreja do Piauí no próximo quadriênio. Nesta quarta-feira (26 de abril), os novos membros da presidência foram eleitos durante a 60ª Assembleia Gera da CNBB, em Aparecida-SP.

Foram reeleitos para as funções de presidente e vice-presidente, respectivamente, o arcebispo metropolitano de Teresina, dom Juarez Sousa da Silva, e o bispo de Campo Maior, dom Francisco de Assis Gabriel dos Santos. Dom Edilson Soares Nobre, bispo de Oeiras, foi eleito secretário sucedendo Dom Marcos Tavoni, bispo de Bom Jesus do Gurgueia.

Dom Juarez revelou que as novas diretrizes para a ação evangelizadora da Igreja serão norteadas pela ‘comunhão, participação e missão’. A comunhão, segundo o arcebispo, diz respeito ao processo de integrar a comunidade na diversidade e pluralidade de experiências: “Estamos aos pés da Mãe Aparecida, e, sob suas bênçãos, assumindo mais uma vez a presidência do nosso Regional Nordeste 4 da CNBB. Em espírito de comunhão, iremos prosseguir esse trabalho com muita fé e muita esperança”, disse.

Para dom Francisco de Assis, as ações da Igreja devem apontar caminhos para uma maior participação, sobretudo dos leigos e leigas, e abrir caminhos para um sentimento de pertença, elemento indispensável da identidade cristã: “Como presidência, agora com dom Edilson que assume como secretário, queremos ser uma força para a missão dos leigos e leigas em todo nosso regional, afinal, participação é uma palavra-chave do sínodo. Essa participação nos lembra muito bem a força missionárias dos leigos e leigas”, reforçou.

De acordo com dom Edilson, é fundamental que todos os atores envolvidos com o serviço pastoral tenham corações abertos para que a Igreja cumpra com êxito o seu papel missionário e evangelizador: “Queremos ser essa Igreja que vive o espírito da missão, porque, afinal, somos chamados para isso. São muitos os desafios, mas temos os corações abertos e com vontade sincera no coração para que, de fato, o Evangelho de Jesus Cristo chegue a todos os recantos do mundo”, defendeu.

 

FONTE: https://cnbbne4.org.br/nova-presidencia-planeja-caminhada-da-igreja-no-regional-pelos-proximos-4-anos/

Posts Relacionados

AMIGOS DO
SEMINÁRIO

ESCOLA
MISSIONÁRIA
DISCÍPULOS DE
EMAÚS - EMIDE

Facebook

Instagram

Últimos Posts