NOTA DE ESCLARECIMENTO AOS FIÉIS DA IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA SITUADOS NA DIOCESE DE OEIRAS-PI

Compartilhe:

À luz da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que, no ano de 2011, em nota oficial, esclarecia que o uso de nomes, termos, símbolos e instruções próprias da Igreja Católica Apostólica Romana por outras denominações distintas da mesma, pode gerar equívocos e confusões entre os fiéis católicos romanos, venho esclarecer:

Diante da pluralidade de denominações religiosas, que em nome do princípio de liberdade religiosa concretiza atos litúrgicos que são próprios da Igreja Católica, gerando confusão entre os fiéis que estão aos meus cuidados pastorais, como Bispo diocesano desta circunscrição eclesiástica, denominada Diocese de Oeiras, que compreende vinte e um municípios do Estado do Piauí, venho esclarecê-los a respeito do que está acontecendo no Sítio Baraúnas, município de São Francisco de Assis do Piauí. Conforme anúncios nas redes sociais, um denominado centro espiritual que tem um Médium como proprietário e fundador, estão celebrando o mês mariano, neste mês de maio de 2025, com atividades similares ao que acontece em nossa Igreja Católica, disponibilizando para os fiéis os sacramentos da Eucaristia, do Matrimônio e batizados.

Salientamos que tais práticas, apesar de serem similares, não correspondem aos atos oficiais de nossa Igreja Católica. Inclusive, o padre celebrante é de outra denominação, ou seja, não pertence à Igreja Católica Apostólica Romana. Esclareço que tais sacramentos realizados por um ministro que não esteja em plena comunhão com a Igreja Católica Apostólica Romana são considerados inválidos pela Igreja e, portanto, não serão registrados em nossos arquivos. (Cânn. 869 § 3; 900 § 1; 908; 1108 § 1).

Oriento ainda que os católicos que participem dos sacramentos nas igrejas que não estão em plena comunhão conosco podem incorrer no pecado de apostasia e estarão fora da comunhão com a Igreja até que façam penitência e busquem o sacramento da Confissão.

Peço, portanto, aos irmãos e irmãs católicos que evitem participar desses momentos celebrativos a fim de garantirmos a unidade da Igreja Diocesana.

Oeiras-PI, 06 de maio de 2025.

 

 + Edilson Soares Nobre

Bispo diocesano de Oeiras

 

Veja a nota:

NOTA DE ESCLARECIMENTO

 

Posts Relacionados

AMIGOS DO
SEMINÁRIO

ESCOLA
MISSIONÁRIA
DISCÍPULOS DE
EMAÚS - EMIDE

Facebook

Instagram

Últimos Posts