Nossa vocação é subir… Buscar as coisas do alto!

Compartilhe:

O Senhor subiu! Sim! Ele subiu!

E, como não haveria de subir, aquele que desceu do céu; aquele que pertence ao céu? Só poderia ter subido! Porque, “ninguém subiu ao céu, a não ser aquele que desceu do céu: o Filho do Homem” (Jo 3,13).

A ascensão de Jesus não é um fato isolado de todos os acontecimentos de sua vida. Não. É justamente o contrário: é o mistério da vida de quem passou toda a existência descendo.

Por que veio Jesus?

Jesus é o Ungido, o Messias, o Enviado do Pai. Ele veio anunciar o Reino de Deus: “Daí em diante, Jesus começou a pregar, dizendo: ‘Convertam-se, porque o Reino do Céu está próximo’.” (Mt 4,17) e, ainda, veio para promover o encontro da sua divindade com a nossa humanidade: “Ele tinha a condição divina, mas não se apegou a sua igualdade com Deus. Pelo contrário, esvaziou-se a si mesmo, assumindo a condição de servo e tornando-se semelhante aos homens” (Fl 2,6-7).

O próprio Jesus declara porque veio: “O ladrão só vem para roubar, matar e destruir. Eu vim para que tenham vida, e a tenham em abundância” (Jo 10,10); “Eu vim ao mundo como luz, para que todo aquele que acredita em mim não fique nas trevas” (Jo 12,46); “Eu vim para lançar fogo sobre a terra: e como gostaria que já estivesse aceso!” (Lc 12,49).

Por que subiu Jesus?

Porque o tempo se cumpriu… a vida venceu a morte… “Eu não lhes disse tudo isso desde o começo, porque eu estava com vocês. Mas agora eu vou para aquele que me enviou. E ninguém de vocês pergunta para onde eu vou? Mas porque eu lhes disse essas coisas, a tristeza encheu o coração de vocês. Entretanto, eu lhes digo a verdade: é melhor para vocês que eu vá embora, porque, se eu não for, o Advogado não virá para vocês. Mas se eu for, eu o enviarei. Quando o Advogado vier, ele vai desmascarar o mundo, mostrando quem é pecador, quem é o Justo e quem é o condenado. Quem é pecador? Aqueles que não acreditaram em mim. Quem é o Justo? Sou eu. Mas vocês não me verão mais, porque eu vou para o Pai. Quem é o condenado? É o príncipe deste mundo, que já foi condenado (…). Eu saí de junto do Pai e vim ao mundo; agora deixo o mundo e volto para o Pai” (Jo 16,4-11.28)

“E quando eu for e lhes tiver preparado um lugar, voltarei e levarei vocês comigo, para que onde eu estiver, estejam vocês também” (Jo 14,3).

Como foi a ascensão?

A narrativa dos atos dos apóstolos assim descreve a ascensão do Senhor: “Depois de dizer isso, Jesus foi levado ao céu à vista deles. E quando uma nuvem o cobriu, eles não puderam vê-lo mais. Os apóstolos continuavam a olhar para o céu, enquanto Jesus ia embora. Mas, de repente, dois homens vestidos de branco apareceram a eles e disseram: ‘Homens da Galiléia, por que vocês estão aí parados, olhando para o céu? Esse Jesus que foi tirado de vocês e levado para o céu, virá do mesmo modo com que vocês o viram partir para o céu’” (At 1,9-11).

Onde está Jesus?

Aprendemos e professamos no Creio que, Jesus ‘está à direita de Deus Pai, donde há de vir julgar os vivos e os mortos’.

E nós, o que devemos esperar?

Nós fomos feitos à imagem e semelhança de Deus, conforme a Palavra: “Então Deus disse: ‘Façamos o homem à nossa imagem e Semelhança’. E Deus criou o homem à sua imagem; à imagem de Deus ele o criou; e os criou homem e mulher” (Gn 1,26-27). Portanto, pertencemos ao céu. E, se pertencemos ao céu, nossa vocação é subir… buscar as coisas do alto… ser testemunhas de Cristo: “Se vocês foram ressuscitados com Cristo, procurem as coisas do alto, onde Cristo está sentado à direita de Deus. Pensem nas coisas do alto, e não nas coisas da terra” (Cl 3,1-2).

 

Por: Pe. Edivaldo Pereira dos Santos

Imagem: Google

 

Posts Relacionados

ANO
JUBILAR

AMIGOS DO
SEMINÁRIO

ESCOLA
MISSIONÁRIA
DISCÍPULOS DE
EMAÚS - EMIDE

Facebook

Instagram

Últimos Posts