NO DIA DA FRATERNIDADE HUMANA, PAPA FRANCISCO ALERTA: “OU SOMOS IRMÃOS OU TUDO DESABA”

Nesta sexta-feira, 4 de fevereiro, é celebrado o II Dia Internacional da Fraternidade Humana, convocado pelas Nações Unidas. Em mensagem para a ocasião, enviada a um evento em Dubai, o Papa Francisco reafirma que a fraternidade é o único caminho possível para a humanidade ferida por guerras. E alerta pedindo uma mudança de rota: “Ou somos irmãos ou tudo desaba.”

A videomensagem foi enviada aos participantes da mesa-redonda realizada na Expo Dubai 2020, com a participação de representantes da Santa Sé e de altos expoentes religiosos da Universidade Al-Azhar, do Cairo.

Em especial, o Pontífice saúda o Grão-Imame Ahmed Al-Tayyeb, com o qual assinou o Documento sobre a Fraternidade Humana três anos atrás, o xeque Mohammed bin Zayed e duas instituições: o Alto Comitê para a Fraternidade Humana e a Assembleia Geral da ONU, que sancionou este Dia com uma resolução em dezembro de 2020.

Debaixo do mesmo céu

A pandemia, afirma Francisco demonstrou que ninguém se salva sozinho. Somos todos diferentes, mas todos iguais em dignidade e “independentemente de onde e de como vivemos, da cor da pele, da religião, da classe social, do sexo, da idade, das condições de saúde e econômicas, todos vivemos “Debaixo do mesmo céu”, que é precisamente o tema desta segunda edição.

E por isso, devemos nos reconhecer irmãos, sendo a fraternidade um dos valores fundamentais e universais na base das relações entre os povos.

Mas “debaixo do mesmo céu”, quem crê em Deus tem um papel a mais a desempenhar, que é ajudar os nossos irmãos a elevar o olhar e a oração ao céu.

“Elevemos os olhos ao Céu, porque quem adora a Deus com coração sincero ama também o próximo.”

Caminhar juntos

O Papa faz uma proposta: caminhar juntos, porque hoje é o tempo oportuno, não é o tempo da indiferença nem do esquecimento.

“Ou somos irmãos ou tudo desaba. E esta não é uma expressão meramente literária de tragédia, não, é a verdade! Ou somos irmãos ou tudo desaba, o vemos nas pequenas guerras, nesta terceira guerra mundial em pedaços, os povos se destroem, as crianças não têm o que comer, diminui a educação… É uma destruição. Ou somos irmãos ou tudo desaba.”

O percurso da fraternidade é longo e difícil, constata Francisco, mas é a âncora de salvação para a humanidade. Aos muitos sinais ameaçadores, aos tempos sombrios e à lógica do conflito, é preciso responder com o sinal da fraternidade, convidando o outro a empreender um caminho comum. “Não iguais, não, irmãos, cada um com a própria personalidade, com a própria singularidade.”

Por fim, o Papa convida todos a se empenharem pela causa da paz, respondendo aos problemas e às necessidades concretas dos últimos, dos pobres, de quem é indefeso.

“A proposta é caminhar lado a lado, “fratelli tutti”, para ser concretamente artesãos de paz e de justiça, na harmonia das diferenças e no respeito da identidade de cada um. Irmãs e irmãos, avante juntos neste caminho da fraternidade!”

Confira a mensagem do Papa na íntegra.

Mensagem em Vídeo do Papa Francisco para o II Dia Internacional da Fraternidade Humana:

Filhos de Abraão

Também foi divulgado um vídeo especial, preparado para esta data pelo Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-Religioso, em parceria com o Comitê Superior para a Fraternidade Humana e o Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral. A produção recorda “os nossos antepassados na fé e na fraternidade”, destacando a figura de Abrãao e relacionando com o tema “Debaixo do mesmo céu”, o qual judeus, cristãos e mulçumanos contemplam as estrelas. Na produção, destacam-se as palavras respeito, reconciliação e fraternidade.

“Como filhos de Abraão, unidos a todos os crentes e pessoas de boa vontade, e como irmãos e irmãs, cuidemos juntos da nossa casa comum”, propõe o vídeo.

Com informações de Vatican News

FONTE: https://www.cnbb.org.br/

QUEM SE CALA…

Todos nós temos responsabilidade no bem ou no mal do mundo.  Ninguém pode se considerar isento desta responsabilidade ou inocente em todas as situações. Com