No Chão do Sertão o Verde na Caatinga!

No Chão do Sertão o Verde na Caatinga!

As comunidades Quilombolas Cantinho Corrente e Canadá Corrente se destacam pelo trabalho organizado e coletivo na produção e comercialização agrícola e pecuária mais especificamente com a horticultura, principal atividade econômica predominante.

Graças ao apoio da igreja católica, ambas contam hoje com poço equipado com energia solar destinado à produção coletiva e desta forma mantem a produção durante todo o ano, permitindo assim a melhoria na qualidade alimentar bem como a comercialização do excedente o que gera um aumento na renda familiar. Este apoio acontece ainda por meio da equipe técnica do CEFAS que é uma entidade pertencente à Diocese de Oeiras que leva às famílias orientações técnicas para a produção com a utilização de práticas agroecológicas agregada à gestão e organização social, também no processo de construção e acesso às políticas públicas.

Na tarde desta última segunda-feira 19 de julho o Bispo Diocesano Dom Edilson que é também presidente do CEFAS juntamente com o Padre João de Deus coordenador executivo do Projeto estiveram juntamente com a equipe técnica realizando uma visita de acompanhamento às unidades produtivas das famílias acompanhadas pelo projeto nas referidas comunidades, na ocasião, Dom Edilson ressaltou a importância da união na comunidade a fim de se fortalecerem e conquistarem o seu espaço no meio, o mesmo ainda apontou a importância desta presença do CEFAS como uma ação social da igreja católica. O Padre João de Deus falou sobre a importância das técnicas de produção e fez questão de lembrar também quanto à importância do apoio de políticas públicas governamentais para que as comunidades continuem a se fortalecer.

Por: Madalena Vieira e José Inácio

FONTE: https://www.cefas.org.br/