NÃO TENHA MEDO!

Compartilhe:

A vida não é uma caixinha de surpresas, depende do rumo que lhe damos e depende da fé e da confiança em Deus. A vida é dom e, ao mesmo tempo, conquista. Não adianta ficar esperando a vida acontecer, sem mover uma palha, sem tomar uma iniciativa; a vida depende de você. Não adianta, também, agir sem confiar, sem esperanças, sem fé… A vida é comunhão entre o céu e a terra: eu, o outro e Deus.

Das muitas coisas que impedem a vida acontecer, a pior delas é o medo. O medo paralisa, inutilizando nossas forças e a graça de Deus. Por mais que se queira algo novo, com medo não dá para avançar.

O medo é força de morte porque enterra os sonhos, as esperanças, os ideais, a confiança… a própria vida.

Ao invés do medo, o que se deve buscar e conservar é o temor. Sim, o temor; o Temor a Deus! É o Temor de Deus que desperta, em nós, o senso da distância e da proximidade, da presença e da ausência, do avanço e do recuo, do tempo e do momento, da disciplina e da liberdade…

O Temor é fonte de iluminação interior porque mobiliza o coração, desperta para a esperança, conduz à fé, mantém no amor. E o amor liberta porque, “no amor não existe medo; pelo contrário, o amor perfeito lança fora o medo, porque o medo supõe castigo. Por conseguinte, quem sente medo ainda não está realizado no amor” (1Jo 4,18).

É preciso ter disposição de fé para que a vida alcance sua verdadeira expressão e realização. Veja algumas, das muitas indicações da Sagrada Escritura:

O próprio Javé irá à sua frente. Ele estará com você (Dt 31,1-8)

“Quem vai à frente de você é o próprio Javé seu Deus. Ele destruirá essas nações que estão na sua frente e as conquistará. Sejam fortes e corajosos! Não tenham medo, nem fiquem apavorados diante delas, porque Javé seu Deus é quem vai com você. Ele não o deixará, e jamais o abandonará”.

Digam aos corações desanimados: “sejam fortes!” (Is 35,1-10)

“Fortaleçam as mãos cansadas, firmem os joelhos cambaleantes; digam aos corações desanimados: ‘Sejam fortes! Não tenham medo! Vejam o Deus de vocês: ele vem para vingar, ele traz um prêmio divino, ele vem para salvar vocês.’”

Homem fraco na fé, por que duvidou? (Mt 14,22-33)

“Jesus, porém, logo lhes disse: ‘Coragem! Sou eu. Não tenham medo.’ Então Pedro lhe disse: ‘Senhor, se és tu, manda-me ir ao teu encontro, caminhando sobre a água.’ Jesus respondeu: ‘Venha.’ Pedro desceu da barca, e começou a andar sobre a água, em direção a Jesus. Mas ficou com medo quando sentiu o vento e, começando a afundar, gritou: ‘Senhor, salva-me.’ Jesus logo estendeu a mão, segurou Pedro, e lhe disse: ‘Homem fraco na fé, por que você duvidou?’”

A paz esteja com vocês! (Jo 20,19-29)

“Era o primeiro dia da semana. Ao anoitecer desse dia, estando fechadas as portas do lugar onde se achavam os discípulos por medo das autoridades dos judeus, Jesus entrou. Ficou no meio deles e disse: ‘A paz esteja com vocês.’  Dizendo isso, mostrou-lhes as mãos e o lado. Então os discípulos ficaram contentes por ver o Senhor.”

Deus não nos deu um espírito de medo (2Tm 1,6-14)

“De fato, Deus não nos deu um espírito de medo, mas um espírito de força, de amor e de sabedoria. Não se envergonhe, portanto, de dar testemunho de nosso Senhor; pelo contrário, participe do meu sofrimento pelo Evangelho, confiando no poder de Deus. Ele nos salvou e nos chamou com uma vocação santa, não por causa de nossas obras, mas conforme seu próprio projeto e graça.”

Quanto a você, refaça as forças! Tenha fé! Não tenha medo! Deus combate por você! Ele vai à sua frente. Deus não dorme e nem cochila. Vale a pena seguir em frente. A vida pede passagem.

 

Por: Pe. Edivaldo Pereira dos Santos

Foto: Google

Posts Relacionados

QUARESMA: OS TEMPOS MUDARAM!

  O que será que sobrou das nossas quartas-feiras de cinzas: Lembranças?  Saudades? Tradição? Medo? Dúvida? Apreensão? Será que toda essa história de quarta-feira de

LEIA MAIS

ANO
JUBILAR

AMIGOS DO
SEMINÁRIO

ESCOLA
MISSIONÁRIA
DISCÍPULOS DE
EMAÚS - EMIDE

Facebook

Instagram

Últimos Posts