NÃO SE PERTURBE O SEU CORAÇÃO!

Compartilhe:

 

O mundo está doente! Mas, o pior mal da saúde humana, não é a gripe suína e nem a gripe comum: é a preocupação. A preocupação consegue fazer as pessoas perderem tudo, inclusive a si mesmas. A preocupação tira do centro, desequilibra, desnorteia, despotencializa… mata. Quem dera pudéssemos criar uma campanha nacional de saúde contra a preocupação e seus males. Preocupação é uma pandemia!

Os primeiros cuidados para vencer a preocupação são dados em Eclo 29,21-30,4.

“Não se deixe dominar pela tristeza, nem se aflija com preocupações. Alegria do coração é vida para o homem, e a satisfação lhe prolonga a vida. Anime-se, console o coração e afaste a melancolia para longe. Pois a melancolia já arruinou muita gente, e não serve para nada.

Inveja e ira encurtam os anos, e a preocupação faz envelhecer antes do tempo. Coração alegre favorece o bom apetite e faz sentir o gosto da comida. A insônia por causa da riqueza consome o corpo, e a preocupação que ela provoca afasta o sono.

As preocupações do dia não deixam dormir, e são piores que doença grave para tirar o sono. O rico se afadiga para acumular riquezas e, quando descansa, afoga-se em prazeres. O pobre se afadiga, consumindo suas forças e, quando descansa, cai na miséria”

De fato, como lembra Mt 13,22, a preocupação do mundo e a ilusão da riqueza sufocam tudo o que há de melhor em nós, inclusive a semente da palavra, que fica sem dar fruto.

Ora, será que ninguém vê? Será que ninguém percebe o mundo doente de preocupações ou essa insensibilidade é própria da preocupação? Por que ninguém alerta sobre os males da preocupação?

Como eu gostaria de ver e ouvir no jornalismo brasileiro e mundial, estatísticas e informações sobre os diversos casos de preocupações e as pesquisas que ensejam sua cura.

Que haja preocupação, isso não é problema, porque é humano. O problema que a preocupação se tornou doença grave e crônica e, há urgência de cura.

A carta de Pedro, em 1Pd 5,7-8, dá uma primeira luz: “Coloquem nas mãos de Deus qualquer preocupação, pois é ele quem cuida de vocês. Sejam sóbrios e fiquem de prontidão!”

O próprio Jesus diz: “Não fique perturbado o coração de vocês. Acreditem em Deus e acreditem também em mim” (Jo 14,1).

Mateus amplia as perspectivas de solução para o caso, vinculando a cura à Busca Fundamental que deve ser empreendida por cada pessoa. Busca fundamental inclui: escolha, decisão, renúncia, opção e compromisso fundamentais.

“Por isso é que eu lhes digo: não fiquem preocupados com a vida, com o que comer; nem com o corpo, com o que vestir. Afinal, a vida não vale mais do que a comida? E o corpo não vale mais do que a roupa?

Olhem os pássaros do céu: eles não semeiam, não colhem, nem ajuntam em armazéns. No entanto, o Pai que está no céu os alimenta. Será que vocês não valem mais do que os pássaros? Quem de vocês pode crescer um só centímetro, à custa de se preocupar com isso?

(…)

Portanto, não fiquem preocupados, dizendo: O que vamos comer? O que vamos beber? O que vamos vestir? Os pagãos é que ficam procurando essas coisas. O Pai de vocês, que está no céu, sabe que vocês precisam de tudo isso.

Pelo contrário, em primeiro lugar busquem o Reino de Deus e a sua justiça, e Deus dará a vocês, em acréscimo, todas essas coisas. Portanto, não se preocupem com o dia de amanhã, pois o dia de amanhã terá suas preocupações. Basta a cada dia a própria dificuldade” (Mt 6,25-34).

O diagnóstico mais confiável sobre o alto índice dos casos de preocupação é a falta visão de fé madura nas pessoas, que alimenta distorções sobre si mesmas, sobre o mundo e sobre Deus e, consequentemente, amplia suas complicações e males.

“Tomem cuidado para que os corações de vocês não fiquem insensíveis por causa da gula, da embriaguez e das preocupações da vida” (Lc 21,34).

 

Por: Pe. Edivaldo Pereira dos Santos

Foto: Google

Posts Relacionados

ESCOLHER A MELHOR PARTE

    Todos nós temos uma grande dificuldade de lidar com decisões, escolhas, opções, prioridades. Talvez porque, nem sempre, temos claro o que queremos. Sim!

LEIA MAIS

ANO
JUBILAR

AMIGOS DO
SEMINÁRIO

ESCOLA
MISSIONÁRIA
DISCÍPULOS DE
EMAÚS - EMIDE

Facebook

Instagram

Últimos Posts