NÃO SE PERTURBE O SEU CORAÇÃO!

Compartilhe:

 

O mundo está doente! Mas, o pior mal da saúde humana, não é a gripe suína e nem a gripe comum: é a preocupação. A preocupação consegue fazer as pessoas perderem tudo, inclusive a si mesmas. A preocupação tira do centro, desequilibra, desnorteia, despotencializa… mata. Quem dera pudéssemos criar uma campanha nacional de saúde contra a preocupação e seus males. Preocupação é uma pandemia!

Os primeiros cuidados para vencer a preocupação são dados em Eclo 29,21-30,4.

“Não se deixe dominar pela tristeza, nem se aflija com preocupações. Alegria do coração é vida para o homem, e a satisfação lhe prolonga a vida. Anime-se, console o coração e afaste a melancolia para longe. Pois a melancolia já arruinou muita gente, e não serve para nada.

Inveja e ira encurtam os anos, e a preocupação faz envelhecer antes do tempo. Coração alegre favorece o bom apetite e faz sentir o gosto da comida. A insônia por causa da riqueza consome o corpo, e a preocupação que ela provoca afasta o sono.

As preocupações do dia não deixam dormir, e são piores que doença grave para tirar o sono. O rico se afadiga para acumular riquezas e, quando descansa, afoga-se em prazeres. O pobre se afadiga, consumindo suas forças e, quando descansa, cai na miséria”

De fato, como lembra Mt 13,22, a preocupação do mundo e a ilusão da riqueza sufocam tudo o que há de melhor em nós, inclusive a semente da palavra, que fica sem dar fruto.

Ora, será que ninguém vê? Será que ninguém percebe o mundo doente de preocupações ou essa insensibilidade é própria da preocupação? Por que ninguém alerta sobre os males da preocupação?

Como eu gostaria de ver e ouvir no jornalismo brasileiro e mundial, estatísticas e informações sobre os diversos casos de preocupações e as pesquisas que ensejam sua cura.

Que haja preocupação, isso não é problema, porque é humano. O problema que a preocupação se tornou doença grave e crônica e, há urgência de cura.

A carta de Pedro, em 1Pd 5,7-8, dá uma primeira luz: “Coloquem nas mãos de Deus qualquer preocupação, pois é ele quem cuida de vocês. Sejam sóbrios e fiquem de prontidão!”

O próprio Jesus diz: “Não fique perturbado o coração de vocês. Acreditem em Deus e acreditem também em mim” (Jo 14,1).

Mateus amplia as perspectivas de solução para o caso, vinculando a cura à Busca Fundamental que deve ser empreendida por cada pessoa. Busca fundamental inclui: escolha, decisão, renúncia, opção e compromisso fundamentais.

“Por isso é que eu lhes digo: não fiquem preocupados com a vida, com o que comer; nem com o corpo, com o que vestir. Afinal, a vida não vale mais do que a comida? E o corpo não vale mais do que a roupa?

Olhem os pássaros do céu: eles não semeiam, não colhem, nem ajuntam em armazéns. No entanto, o Pai que está no céu os alimenta. Será que vocês não valem mais do que os pássaros? Quem de vocês pode crescer um só centímetro, à custa de se preocupar com isso?

(…)

Portanto, não fiquem preocupados, dizendo: O que vamos comer? O que vamos beber? O que vamos vestir? Os pagãos é que ficam procurando essas coisas. O Pai de vocês, que está no céu, sabe que vocês precisam de tudo isso.

Pelo contrário, em primeiro lugar busquem o Reino de Deus e a sua justiça, e Deus dará a vocês, em acréscimo, todas essas coisas. Portanto, não se preocupem com o dia de amanhã, pois o dia de amanhã terá suas preocupações. Basta a cada dia a própria dificuldade” (Mt 6,25-34).

O diagnóstico mais confiável sobre o alto índice dos casos de preocupação é a falta visão de fé madura nas pessoas, que alimenta distorções sobre si mesmas, sobre o mundo e sobre Deus e, consequentemente, amplia suas complicações e males.

“Tomem cuidado para que os corações de vocês não fiquem insensíveis por causa da gula, da embriaguez e das preocupações da vida” (Lc 21,34).

 

Por: Pe. Edivaldo Pereira dos Santos

Foto: Google

Posts Relacionados

FELIZ NATAL PARA O ANO NOVO!

Os meios de comunicação sempre prestam um importante serviço, enquanto mantêm as pessoas informadas. São milhares de informações presentes nas numerosas notícias.  Na medida em

LEIA MAIS

ANO
JUBILAR

AMIGOS DO
SEMINÁRIO

ESCOLA
MISSIONÁRIA
DISCÍPULOS DE
EMAÚS - EMIDE

Facebook

Instagram

Últimos Posts

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Nota de Esclarecimento A Diocese de Oeiras vem, por meio desta, esclarecer a todos os fiéis, que desde o momento que recebeu a denúncia do