Não se esqueça dos pobres

O anúncio do primeiro dia mundial dos pobres, a ser praticado, vivido e celebrado em 19 de novembro de 2017, faz eco às razões últimas do Evangelho e, ao mesmo tempo, faz entender como o papa Francisco concebe, responde e quer viver sua vocação e missão à frente da Igreja.

Memória dos fatos

1. O Conselho do amigo. Na capela Sistina, nos momentos decisivos do conclave, Jorge Mario Bergoglio teve uma conversa com o cardeal brasileiro Cláudio Hummes que foi decisiva. “Durante minha escolha, tinha junto a mim o arcebispo emérito de São Paulo e prefeito emérito da Congregação para o Clero, o cardeal Cláudio Hummes, um grande amigo, que quando a coisa começou a ficar perigosa, ele me acalmou. Quando os votos chegaram a dois terços e os cardeais aplaudiram, ele me abraçou, me beijou e me disse: ‘não se esqueça dos pobres’”, narrou o papa, sendo fortemente aplaudido na sequência.

Francisco contou que as palavras de Hummes ficaram em sua cabeça, o que, segundo ele, o remeteu a São Francisco de Assis, “um santo da pobreza e da paz e que ama e protege a criatura” (…) “Como eu gostaria de uma igreja pobre, para os pobres”, exclamou o religioso em seguida. (fonte: www,epocanegocios.globo.com)

1. O brasão e o lema de seu papado. O Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Padre Federico Lombardi, explicou na manhã desta segunda-feira (18/03/2013) que o escudo do Papa Francisco é essencialmente o mesmo de quando era Arcebispo e que seu lema é “Miserando atque eligendo”, que pode traduzir-se como “Olhou-o com misericórdia e o escolheu” ou “Amando-o escolheu-o”. Nos traços essenciais o Papa Francisco decidiu conservar o mesmo emblema que manteve desde sua consagração episcopal, particularmente caracterizado pela simplicidade (www.acidigital.com/noticias).
  2. Um Ano da Misericórdia. O Papa Francisco proclamou o Jubileu extraordinário da Misericórdia no dia 11 de abril de 2015, véspera da celebração anual do Domingo da Misericórdia (o segundo domingo da Páscoa), mediante a Bula “Misericordiae Vultus- O Rosto da Misericórdia” (MV). Este Jubileu começará com a abertura da Porta Santa na Basílica Vaticana durante a Solenidade da Imaculada Concepção, no dia 8 de dezembro, e concluirá no dia 20 de novembro de 2016 com a solenidade de Cristo Rei do Universo (Fonte: https://pt.aleteia.org).
  3. Dia Mundial dos Pobres. Em mensagem datada do dia 13 de junho de 2017, memória de Santo António de Lisboa, o papa Francisco conclama, o povo cristão, para o dia mundial dos pobres, com as palavras de São João: “Meus filhinhos, não amemos com palavras nem com a boca, mas com obras e com verdade” (1Jo 3, 18).

“No termo do Jubileu da Misericórdia, quis oferecer à Igreja o Dia Mundial dos Pobres, para que as comunidades cristãs se tornem, em todo o mundo, cada vez mais e melhor sinal concreto da caridade de Cristo pelos últimos e os mais carenciados. Quero que, aos outros Dias Mundiais instituídos pelos meus Predecessores e, sendo já tradição na vida das nossas comunidades, se acrescente este, que completa o conjunto de tais Dias com um elemento requintadamente evangélico, isto é, a predileção de Jesus pelos pobres (…). Convido a Igreja inteira e os homens e mulheres de boa vontade a fixar o olhar, neste dia, em todos aqueles que estendem as suas mãos invocando ajuda e pedindo a nossa solidariedade. São nossos irmãos e irmãs, criados e amados pelo único Pai celeste. Este Dia pretende estimular, em primeiro lugar, os crentes, para que reajam à cultura do descarte e do desperdício, assumindo a cultura do encontro. Ao mesmo tempo, o convite é dirigido a todos, independentemente da sua pertença religiosa, para que se abram à partilha com os pobres em todas as formas de solidariedade, como sinal concreto de fraternidade. Deus criou o céu e a terra para todos; foram os homens que, infelizmente, ergueram fronteiras, muros e recintos, traindo o dom originário destinado à humanidade sem qualquer exclusão” (Mensagem do papa)

Não nos esqueçamos dos pobres!

Por: Pe. Edivaldo Pereira dos Santos

Foto: Google