NÃO PRATIQUEM A JUSTIÇA DE VOCÊS DIANTE DOS HOMENS

Compartilhe:

 

Farisaísmo é sinônimo de Hipocrisia; vida de aparência e de faz de conta; superficialidade e mentira; enganação e erro; dissimulação e incoerência…

Entenda: Fariseu é o nome dado a um grupo de judeus devotos à Torá surgidos no século 2 a.C.  Por causa de sua forte oposição ao Cristianismo, através dos tempos, criaram em torno de si a figura de fanáticos e hipócritas que apenas manipulam as leis em interesse próprio.

O nome fariseu vem do grego farisaioi, derivado do hebraico perushim. Esta palavra vem da raiz parash que, basicamente, quer dizer separar, afastar, explicar, esclarecer. Assim, o nome perushim é normalmente interpretado como aqueles que se separaram do resto da população comum para se consagrar o estudo da Torá e das suas tradições.

A Bíblia bate forte contra a hipocrisia: “Rejeitem qualquer maldade, toda mentira, todas as formas de hipocrisia e inveja e toda maledicência” (1Pd 2,1). Jesus contesta, veementemente, a hipocrisia encarnada nos fariseus: “Tomem cuidado com o fermento dos fariseus, que é a hipocrisia” (Lc 12,1).

Veja com que duras palavras a Sagrada Escritura combate a hipocrisia dos fariseus e nossa.

“Ai de vocês, doutores da Lei e fariseus hipócritas!

Vocês fecham o Reino do Céu para os homens. Nem vocês entram, nem deixam entrar aqueles que desejam.

Ai de vocês, doutores da Lei e fariseus hipócritas:

Vocês exploram as viúvas, e roubam suas casas e, para disfarçar, fazem longas orações! Por isso, vocês vão receber uma condenação mais severa.

Vocês percorrem o mar e a terra para converter alguém, e quando conseguem, o tornam merecedor do inferno duas vezes mais do que vocês.

Guias cegos! Vocês dizem: ‘Se alguém jura pelo Templo, não fica obrigado, mas se alguém jura pelo ouro do Templo, fica obrigado’. Irresponsáveis e cegos! O que vale mais: o ouro ou o Templo que santifica o ouro?

Vocês pagam o dízimo da hortelã, da erva-doce e do cominho, e deixam de lado os ensinamentos mais importantes da Lei, como a justiça, a misericórdia e a fidelidade. Vocês deveriam praticar isso, sem deixar aquilo. Guias cegos! Vocês coam um mosquito, mas engolem um camelo.

Vocês limpam o copo e o prato por fora, mas por dentro vocês estão cheios de desejos de roubo e cobiça. Fariseu cego! Limpe primeiro o copo por dentro, e assim o lado de fora também ficará limpo.

Vocês são como sepulcros caiados: por fora parecem bonitos, mas por dentro estão cheios de ossos de mortos e podridão! Assim também vocês: por fora, parecem justos diante dos outros, mas por dentro estão cheios de hipocrisia e injustiça.

Vocês constroem sepulcros para os profetas, e enfeitam os túmulos dos justos, e dizem: ‘Se tivéssemos vivido no tempo de nossos pais, não teríamos sido cúmplices na morte dos profetas’. Com isso, vocês confessam que são filhos daqueles que mataram os profetas” (Mt 23,13-31).

Não fique pensando para quem serviriam estas palavras! Elas não devem servir de julgamento para os outros. Não servem como uma carapuça! Servem antes, para mim e para você, como um meio de auto-análise e auto-correção. Tais palavras, mais do que para a vergonha, servem para a nossa correção.

O grande mal da hipocrisia é a vida do homem projetada encima de meias verdades; regada pela aparência de bem, de bom e de belo; formada pela simulação do real… E o que é pior, uma mentalidade corruptível, passível de aceitação e adesão pelos outros.

“Prestem atenção! Não pratiquem a justiça de vocês diante dos homens, só para serem elogiados por eles. Fazendo assim, vocês não terão a recompensa do Pai de vocês que está no céu” (Mt 6,1).

Por: Pe. Edivaldo Pereira dos Santos

Foto: Google

Posts Relacionados

FELIZ NATAL PARA O ANO NOVO!

Os meios de comunicação sempre prestam um importante serviço, enquanto mantêm as pessoas informadas. São milhares de informações presentes nas numerosas notícias.  Na medida em

LEIA MAIS

ANO
JUBILAR

AMIGOS DO
SEMINÁRIO

ESCOLA
MISSIONÁRIA
DISCÍPULOS DE
EMAÚS - EMIDE

Facebook

Instagram

Últimos Posts

Pe. Carlos Alberto Nascimento, SDB

  Congregação dos Salesianos de Dom Bosco (Sociedade de São Francisco de Sales) Data de Nascimento:07/08/1987 Data de Ordenação Sacerdotal: 08/12/2018       Endereço: