Missa e Ofício de Trevas marcam celebrações da quarta feira das Trevas na Catedral de Oeiras

Compartilhe:

 

Na noite desta quarta-feira santa (13/04/2022) Dom Edilson Soares Nobre presidiu o solene ofício de trevas na Catedral de Nossa Senhora da Vitória, a celebração contou com a presença de paroquianos e dos fiéis católicos da cidade, bem como dos filhos da terra que já chegam para participar das celebrações do Sacro Tríduo Pascal.
Nesta celebração usa-se um candelabro com várias velas e após a recitação dos salmos as velas são apagadas uma por uma, recordando assim a paixão e morte do Senhor. Longe de um ato enigmático e obscuro, o ofício de trevas, é uma celebração na qual mostra, de forma bastante clara, a figura do servo Sofredor e, junto dEle, nos colocamos rezando e meditando sobre os Sofrimentos de Sua Paixão e Morte na Cruz. Este nome (Ofício de Trevas) tem diversas explicações. Entre elas: As trevas naturais de meia-noite ao anoitecer, ou seja, as horas destinadas à recitação do ofício, lembrando as palavras de Cristo preso nas trevas da noite: “Haec est hora vestra et potestas tenebrarum” (Esta é a vossa hora e do poder das trevas.) (Lc 22, 53); As trevas litúrgicas, quando durante as cerimonias da paixão apagam-se todas as luzes na igreja, exceto uma; As trevas simbólicas da paixão. No evangelho de hoje escuta-se a traição de Judas, fazendo assim uma associação a este ato para-litúrgico celebrado
A Celebração deve encerrar no escuro, porém após o Ofício foi celebrado a Santa Missa Solene da Quarta Feira da Semana Santa na qual escutamos o evangelho onde Judas entrega Jesus por 30 moedas.
Dom Edilson em sua homilia destacou que Jesus foi traído por um de seus apóstolos. Judas deixou- se levar pelo egoísmo, pelo poder, tornou- se um traidor e encontrou como resposta de sua traição a solidão e o arrependimento por ter traído seu mestre. Dom Edilson nos alertou para termos cuidado pois Judas pode está dentro de cada um de nós.
Ressaltou ainda que a dor de ser traído é uma experiência dolorosa, e Jesus sentiu essa dor, pois o discípulo era um dos seus escolhidos para dá seguimento a sua missão.
Concluiu numa oração pedindo a Deus que a traição não faça parte da vida do ser humano e que as pessoas possam depositar a confiança uns nos outros. Que a Semana Santa é um tempo propício para viver o processo de conversão.
Dom Edilson fez o convite que os fiéis participem dos mistérios da Paixão, morte e ressurreição do senhor de forma intensa e orante.
A Semana Santa em Oeiras, segue com programação onde os fiéis podem viver uma experiência de fé e possam reviver os passos de Jesus até a sua morte e ressurreição.

Por Dalva Carvalho e Matheus Nunes

fotos: Claudio Fernandes

 

Posts Relacionados

ANO
JUBILAR

AMIGOS DO
SEMINÁRIO

ESCOLA
MISSIONÁRIA
DISCÍPULOS DE
EMAÚS - EMIDE

Facebook

Instagram

Últimos Posts

QUEM SE CALA…

Todos nós temos responsabilidade no bem ou no mal do mundo.  Ninguém pode se considerar isento desta responsabilidade ou inocente em todas as situações. Com