Missa dos Santos Óleos é celebrada na Catedral de Nossa Senhora da Vitória

A Diocese de Oeiras, celebrou na noite desta segunda-feira (11 /04/2022) na Catedral de Nossa Senhora da Vitória em Oeiras, a Missa do Santo Crisma, a “Missa dos Santos Óleos”. Durante a celebração foram abençoados os óleos dos enfermos, e do batismo, e confeccionado o do Santo Crisma. A Santa Missa foi presidida pelo Bispo Diocesano Dom Edilson Soares Nobre e reuniu o clero diocesano de Oeiras, religiosos / religiosas, seminaristas e na assembleia representantes das Paróquias e Áreas Pastorais da Diocese.

Dom Edilson Soares Nobre fez a benção dos óleos dos Enfermos e dos Catecúmenos e consagração do Crisma. O Óleo do Crisma significa a plenitude do Espírito Santo, revelando que o cristão deve irradiar “o bom perfume de Cristo”. É usado no sacramento da Confirmação (Crisma) quando o cristão é confirmado na graça e no dom do Espírito Santo, para viver como adulto na fé. Este óleo também usado no sacramento da ordem, (Sacerdotes) para ungir os “escolhidos” que irão trabalhar no anúncio da Palavra de Deus, conduzindo o povo e santificando-o no ministério dos sacramentos; o Óleo dos Catecúmenos significa a libertação do mal, a força de Deus que penetra no catecúmeno, libertação e preparação para o nascimento pela água e pelo Espírito, para os que irão receber o Batismo, sejam adultos ou crianças, antes do rito da água e o Óleo dos Enfermos é usado no sacramento dos enfermos, conhecido como “extrema-unção”. Ele simboliza a força do Espírito de Deus para a provação da doença, para o fortalecimento da pessoa na doença e no sofrimento, ao mesmo tempo em que tem todo um significado de preparação da passagem desta vida para a vida eterna. ( fonte: https://www.cnbb.org.br/)

A Liturgia da Palavra foi proclamada pelos seminaristas, leigos e religiosas que vieram representando suas paróquias.

Dom Edilson em sua homilia ressaltou que,  neste relevante encontro que ora realizamos em torno das mesas da Palavra e da Eucaristia, parece-me ser pertinente reavivarmos as palavras do Santo Padre o Papa Francisco dirigidas a sacerdotes no dia 17 de fevereiro de 2022,  reunidos num simpósio, na sala Paulo VI em Roma quando refletia o tema “Por uma teologia fundamental do sacerdócio”. Na ocasião o Papa aponta quatro “proximidades”, “pilares”  para uma vida sacerdotal no estilo de Deus.  Assim nos interpela Francisco: “Não “discursos intermináveis” e teorias “sobre o que deve ser a teologia do sacerdócio”, mas quatro “proximidades”, a Deus, ao bispo, entre os presbíteros e ao povo, que “podem ajudar de forma prática, concreta e esperançosa a reavivar o dom e a fecundidade que um dia nos foram prometidos” como presbíteros” .

Após a Homilia os padres fizeram a renovação das promessas sacerdotais perante o Bispo Diocesano e de todos que se encontravam na Catedral.

Ao término da Missa, o Vigário Geral da Diocese de Oeiras, Pe. Possidônio Barbosa, agradeceu a presença dos padres, e mais uma vez motivou os fiéis a participarem das celebrações da Semana Santa.

Após a missa na catedral, dom Edilson convidou a todos para dirigirem-se ao Centro Diocesano de Pastoral Dom Expedito Lopes (CDP) para a benção das novas instalações.

Durante o seu discurso, Dom Edilson fez um relato de todo o processo de criação e construção do anexo e fez questão de agradecer a todos os responsáveis pelo projeto, desde a arquiteta, à paisagista, pedreiros, trabalhadores e ao Leonardo, que conduziu o andamento da obra durante todo a sua realização. Explicou como conseguiu realizar a obra e de onde vieram os recursos, sendo parte da venda de imóveis da Diocese, parte da ajuda de fora, de duas instituições da Alemanha e parte da própria Diocese.

Para terminar a noite, todos foram convidados a conhecer as novas instalações e ao abrir a fita e todos adentrarem, dom Edilson aspergiu água benta em todos os cômodos, aguardou que todos os conhecem por completo e convidou os presentes para um coquetel que foi servido no CDP.

Por: Fábio Medeiros – Correspondente da Paróquia São Sebastião – Tanque

Fotos: Claudio Fernandes e Fábio Medeiros