Missa da Santa Ceia e Lava Pés marcam início do Tríduo Pascal

Na noite desta quinta-feira santa (14 /04/2022) Dom Edilson Soares Nobre presidiu a Missa da Santa Ceia e Rito do Lava Pés na Catedral de Nossa Senhora da Vitória. A celebração contou com a presença de paroquianos e dos fiéis católicos da cidade, bem como dos filhos da terra que já chegam para participar das celebrações. Vivenciando a liturgia da instituição da Eucaristia e Lava Pés, abre- se o Tríduo Pascal.

O Evangelho desta Missa narra a cena do serviço de Jesus no ato do Lava-Pés, esse ano proclamado por Pe. John Elves enquanto Dom Edilson fazia um dialogo e dramatizava já inserindo no Rito do Lava-Pés repetindo a mesma cena que Jesus realizou naquele dia.

Dom Edilson ressaltou que o evangelho nos coloca num contexto de despedida, pois já está se aproxima a hora da partida dolorosa de Jesus. Mas Jesus permanece tranquilo sabe que a missão está se cumprindo e o diabo não ter poder sobre ele. E neste momento Jesus realiza o ato que se deve lembrar por toda eternidade, pois não foi uma encenação foi um ato concreto de amor, serviço para que os discípulos pudessem viver a experiência da verdadeira doação.
Dom Edilson, recordou que Jesus ao lavar os pés de seus discípulos, São Pedro reage dizendo: que o Senhor não deve lavar seus pés e Jesus diz que se não lavar não terá parte com Ele. Pois deixa com seus discípulos a missão de anuncia-lo. O gesto de Jesus com os seus escolhidos é de puro amor. Concluiu falando a celebração nos faz lembrar da Eucaristia, todas as leituras nos fazem pensar e viver a Eucaristia “. E cada missa é uma atualização da mesma. Fazei isto em memória de mim”. E ao falar da instituição eucarística, possamos rezar por todos os sacerdotes, pois são eles que presidem a instituição e ajudam a comunidade a caminhar rumo a santidade. O Bispo Diocesano fez o convite que os fiéis participem dos mistérios da Paixão, morte e ressurreição do senhor de forma intensa e orante.

A Semana Santa em Oeiras, segue com programação onde os fiéis podem viver uma experiência de fé e possam reviver os passos de Jesus até a sua morte e ressurreição.

Texto Dalva Carvalho e Matheus Nunes

Fotos Claudio Fernandes