Milhares de fieis participaram da Procissão de Bom Jesus dos Passos em Oeiras

Nessa Sexta-Feira (31), dia do Bom Jesus dos Passos, as/os romeiras/os se reuniram na igreja de Nossa Senhora do Rosário, rezando o terço e o miserere e em seguida saíram em procissão, em direção à praça das Vitórias, com paradas nos Passos ornamentados com alecrim e as flores tradicionais. Em cada parada uma oração por intenções universais e individuais e a benção invocada pelo Bispo Diocesano Dom Edilson Nobre.

A caminhada com o Bom Jesus realizou uma pausa no Paço Municipal para o Encontro das imagens do Bom Jesus com sua mãe Nossa Senhora das Dores.
Este ano o sermão foi proferido por Dom Jacinto Furtado de Brito Sobrinho, Arcebispo Emérito de Teresina-PI.

Na sua reflexão, Dom Jacinto iniciou falando ao povo, que todos devem iniciar com fé e entusiasmo a Semana Santa para que assim Jesus guie os passos de cada um na caminhada.
Continuou dizendo que às vezes pode parecer que, no dia a dia, em meio às tribulações, tenhamos a sensação de estarmos caminhando sozinhos, mesmo em meio a uma grande multidão. Mas Jesus nunca nos deixa sozinhos, que vivemos rodeados pela comunhão dos Santos na terra e no céu. O calor da fé de um aquece o coração do outro. Jesus caminha conosco, pois Ele mesmo afirmou “estarei convosco todos os dias até o fim dos tempos”.

Essa foi a experiência dos discípulos de Emaús, quando desanimados voltavam a sua vida de antes, e foram surpreendidos por Jesus no meio do caminho, que os acompanhava em seu peregrinar.

Ao voltarem desanimados, o encontro com Jesus os reanima. Jesus acompanha os pés dos dois homens, que continuam no ritmo de quem perdeu o sentido pela vida e está voltando à vida antiga sem forças e motivação.
E conversando, Jesus pergunta aos dois o motivo de estarem tão tristes e os mesmos respondem que ele é o único peregrino que não sabe o que aconteceu nos últimos dias.

Jesus os escuta e quando chegam próximos de Emaús, o Cristo vai adiante e os discípulos pedem para que fique com eles. E Jesus permanece e na Ceia reconhecem Jesus, ao partir o pão, que some da vista deles.

Com os corações ardentes, aquecidos pelo encontro, retornam para Jerusalém e levam a boa nova aos demais discípulos.

Dom Jacinto concluiu ressaltando que o silêncio da cruz, fala mais alto que os sermões. Pois ao seguir os passos do Bom Jesus nosso coração se aquece pela força de sua Palavra e da oração que abre nossos olhos para o sentindo dos acontecimentos e continuemos firmes na caminhada e coloquemos os pés a caminho e sejamos testemunhas de Jesus Cristo “caminho, verdade e vida”.

Durante a procissão, diversas manifestações de fieis que realizavam atos de gratidão por graças alcançadas, ao tempo em que pediam proteção ao Senhor dos Passos, para no próximo ano estarem de volta a esta grande peregrinação.

Por: Dalva Carvalho