MEU DEUS, TEM PIEDADE DE MIM QUE SOU PECADOR!

Compartilhe:

 

Somos frágeis por natureza, mas, isso não nos torna menos dignos e respeitáveis. Pelo contrário, essa é a nossa humanidade. O que parece ser a condição mais digna de pena é, na verdade, a nossa maior glória. Ora, não somos deuses. Somos gente. Passíveis de erro e morte, mas somos filhos de Deus (1Jo 3,1-2).

Nossa condição humana nos assusta e, por vezes, nos leva a querer ser o que não somos. Vivemos assolados por conflitos internos e externos. E, nem sempre somos capazes de enfrentá-los. Vivemos mergulhados em contradições.

A vida é complexa, mas conseguimos deixá-la complicada; é simples, mas conseguimos deixá-la simplória; é bela, mas conseguimos deixá-la feia; é comprometedora, mas conseguimos deixá-la uma piada; é eterna, mas conseguimos deixá-la banal.

Temos uma dívida muito grande com a vida. Mais pelo que deixamos de ser do que pelo que deixamos de fazer. Não aceitamos quem somos. Bem por isso, não assumimos o que fazemos. Assim o tempo passa; a vida corre; uns vão e outros vem… E a gente continua na mesmice, deixando a vida correr.

E a tal da ‘nossa dignidade’ tão reclamada por todos. Será que ela é mais diminuída pelos outros do que por nós mesmos? Já chegou a hora e, esta hora, é agora em que devemos tomar a vida em nossas próprias mãos e mudar de rumo. Não podemos continuar vivendo como num faz de contas.

A vida nos chama ao arrependimento e à conversão diária para mantermos a legítima conexão entre mudança de vida e salvação. Nossa trajetória de vida mistura alegria e tristeza, saúde e doença, conquistas e fracassos, ganhos e perdas, quedas e reerguimentos.

A nossa dignidade humana só será reconhecida pelos outros e querida por nós mesmos, mediante a consciência de nossa miséria e finitude. Na mesma medida, a nossa dignidade na fé só alcançará seu verdadeiro status de maturidade, quando sustentada por este humilde pedido ao Senhor: “meu Deus, tem piedade de mim que sou pecador!”

É preciso ter coragem e tomar iniciativa para romper com o pecado!

“Todo aquele que deposita essa esperança em Jesus se purifica, para ser puro como Jesus é puro. Todo aquele que comete pecado, comete também violação da lei, porque o pecado é violação da lei. Mas vocês sabem que Jesus se manifestou para tirar os pecados, e que nele não existe pecado. Todo aquele que nele permanece, não peca. Todo aquele que peca, não o viu nem o conheceu. Filhinhos, que ninguém desencaminhe vocês. Quem pratica a justiça é justo, assim como Jesus é justo. Quem comete o pecado pertence ao Diabo, porque o Diabo é pecador desde o princípio. Foi para isto que o Filho de Deus se manifestou: para destruir as obras do Diabo. Todo aquele que nasceu de Deus não comete pecado, porque leva dentro de si a semente de Deus: não pode pecar, porque nasceu de Deus. Desse modo, torna-se claro quais são os filhos de Deus e quais são os filhos do Diabo: todo aquele que não pratica a justiça, isto é, que não ama ao seu irmão, não é de Deus” (1Jo 3,3-10).

É preciso se colocar na misericórdia de Deus para ser justificado por ele.

“Para alguns que confiavam na sua própria justiça e desprezavam os outros, Jesus contou esta parábola: Dois homens subiram ao Templo para rezar; um era fariseu, o outro era cobrador de impostos. O fariseu, de pé, rezava assim no seu íntimo: ‘Ó Deus, eu te agradeço, porque não sou como os outros homens, que são ladrões, desonestos, adúlteros, nem como esse cobrador de impostos. Eu faço jejum duas vezes por semana, e dou o dízimo de toda a minha renda’. O cobrador de impostos ficou à distância, e nem se atrevia a levantar os olhos para o céu, mas batia no peito, dizendo: ‘Meu Deus, tem piedade de mim, que sou pecador!’  Eu declaro a vocês: este último voltou para casa justificado, o outro não. Pois quem se eleva, será humilhado, e quem se humilha, será elevado” (Lc 18,9-14).

A vida precisa de nós com medidas de arrependimento e conversão!

 

Por: Pe. Edivaldo Pereira dos Santos

Foto: Google

Posts Relacionados

FELIZ NATAL PARA O ANO NOVO!

Os meios de comunicação sempre prestam um importante serviço, enquanto mantêm as pessoas informadas. São milhares de informações presentes nas numerosas notícias.  Na medida em

LEIA MAIS

ANO
JUBILAR

AMIGOS DO
SEMINÁRIO

ESCOLA
MISSIONÁRIA
DISCÍPULOS DE
EMAÚS - EMIDE

Facebook

Instagram

Últimos Posts