MÊS DA BÍBLIA : ENCARNAÇÃO: em Jesus, Deus se comunica plenamente com o seu povo

Compartilhe:

Jesus Cristo foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria.

Assim nos expressamos no CREIO porque esta afirmação é um MISTÉRIO DA FÉ.  Quer dizer, é algo que vai além das nossas especulações, explicações, definições e teologias. É Herança e Revelação. É um Dom de Deus que abrange toda pessoa e a pessoa toda.

A plena verdade sobre Deus nós encontramos em Jesus; ele revela quem realmente Deus é! A Encarnação de Jesus é a comunicação máxima de Deus com o seu povo. É a CHAVE para abrir o ENTENDIMENTO sobre o Plano de Deus: seu amor, seu poder, sua misericórdia, sua presença, sua fidelidade, sua morte e ressurreição.

Jesus diminui a distância entre Deus e os Homens.  Jesus quebra as barreiras, derruba os muros e forma um povo novo para o coração de Deus. Por Jesus, aprendemos que Deus é Pai e somos irmãos.

A ENCARNAÇÃO é o Mistério de Deus que se faz homem; vivendo, em tudo, a nossa condição humana, menos o pecado. Vendo Jesus que se encarna aprendemos a gostar mais da vida humana e de ser gente.

Falamos de Encarnação não como um fato material e mecânico, onde enxergamos, tão somente, gravidez e nascimento. É muito mais do que isso.  É uma espiritualidade, um modo de vida. Tem implicações concretas no discipulado cristão.  Serve, até, como “régua” de medida de nossa vida cristã e como convite permanente à conversão e à revitalização de nosso compromisso com a vida e a fé.

A Encarnação se Deus em Nazaré!  Por que? Que é Nazaré? Qual a importância de Nazaré? Que valores existem em Nazaré? Que pessoas vivem ai? Qual a cultura desse lugar? Quais são os sonhos, as visões e os desafios que se cultivam em Nazaré? Que significou para Jesus este lugar para sua formação e missão?

Nazaré é o lugar da Encarnação. É onde a Palavra de Deus foi concebida, onde o Verbo cresce.  É o lugar no qual se aprende a responder à Palavra de Deus. À medida que o Verbo cresce, cresce a Encarnação.  De fato é o lugar do crescimento de Deus, do desenvolvimento de Deus na pessoa humana de Jesus.  Aqui Jesus aprendeu, ouviu, observou.  Foi no espaço onde atingiu a maior percepção de sua missão.  Em Nazaré ele aprofundou seu compromisso e sua entrega.

A Encarnação de Deus começa com o SIM de Maria.  Ela confia na graça, no poder, no Espírito e na Providência de Deus para realizar o difícil, o impossível. Ela acolhe a graça de poder responder ao Espírito Santo e escutar a Palavra

Embora seja iniciativa e interesse de Deus, requer nossa resposta pessoal. A encarnação começa, também, com o nosso SIM.

Vamos ler e refletir os textos Bíblicos sugeridos:

Is 7,14-17: “Pois saibam que Javé lhes dará um sinal: uma virgem conceberá”;

Is 65,17-25: “Vejam, eu vou criar um novo céu e uma nova terra.”;

Sl 103(102): “Javé é compaixão e piedade, lento para a cólera e cheio de amor”;

Fl 2,5-8: “Ele tinha a condição divina mas não se apegou ao ser igual a Deus.”;

Hb 1,1-14: “De muitos modos Deus falou… nos últimos tempos, por seu filho”;

Hb 10,5-7: “Eis-me aqui pra fazer a tua vontade”;

Gl 4,4ss: “Quando chegou a plenitude dos tempos, Deus enviou o seu Filho…”;

Lc 2,6-20: “Eu anuncio para vocês a Boa Notícia, que será uma grande alegria”.

 

Por: Pe. Edivaldo Pereira dos Santos

Foto: Google

Posts Relacionados

FELIZ NATAL PARA O ANO NOVO!

Os meios de comunicação sempre prestam um importante serviço, enquanto mantêm as pessoas informadas. São milhares de informações presentes nas numerosas notícias.  Na medida em

LEIA MAIS

ANO
JUBILAR

AMIGOS DO
SEMINÁRIO

ESCOLA
MISSIONÁRIA
DISCÍPULOS DE
EMAÚS - EMIDE

Facebook

Instagram

Últimos Posts

Pe. Carlos Alberto Nascimento, SDB

  Congregação dos Salesianos de Dom Bosco (Sociedade de São Francisco de Sales) Data de Nascimento:07/08/1987 Data de Ordenação Sacerdotal: 08/12/2018       Endereço: