MÊS DA BÍBLIA: BÍBLIA EM COMUNIDADE – abrir, ler, conhecer e encontrar-se com Deus.

Compartilhe:

Toda a nossa vida é marcada por uma incessante busca de Deus. Queremos descobrir onde ele está, senti-lo próximo de nós, tocá-lo, falar-lhe, ouvi-lo, compreende-lo… enfim, encontrá-lo. Em meio a erros e acertos, quedas e reerguimentos, tropeços e passos vamos construindo a nossa história humana em busca de Deus.

As experiências de buscas se multiplicam; formam-se os caminhos, as doutrinas, as normas e os preceitos; criam-se as hierarquias, as mediações, os ritos e as liturgias; estabelecem-se as denominações, os templos, os calendários e a movimentação.

A busca de Deus tem, invariavelmente, um pouco de criações humanas. O que não é mal em si. Mas, há sempre o risco das coisas de Deus se converterem em mero artifício humano; em instituição humana. Nesse sentido, todas as religiões, sem exceção, correm o risco de se esvaziarem do SENTIDO PROFUNDO DE DEUS, se projetando para auto-afirmação institucional.

Em outras palavras, a busca de Deus que deveria levar ao encontro pessoal com Deus, leva ao encontro com a instituição e com suas criações. Deus estaria servindo, apenas, como um meio para agregar pessoas, reuni-las em função da justificativa dos propósitos humanos, realçados pela oferta e busca mercantilista de poder, prestígio, prosperidade, fama e dinheiro. Neste caso, o objetivo da busca, que era Deus, se converte em instrumento, em meio.

O Cristianismo abriga inúmeras denominações.  E, a propósito da busca de Deus, cada uma elege e se serve dos mais diversos esquemas e estratégias para financiarem os seus objetivos. Nem todos os esquemas e estratégias são maus. Como nem toda denominação é boa, idônea e crível.

No fundo, a questão é a seguinte: Uma vez que a busca e o encontro com Deus é o clamor mais profundo da nossa existência, como as mediações religiosas podem contribuir para tornar isso possível sem instrumentalizar a Deus a serviço dos esquemas e estratégias?

Tentando encontrar algumas respostas, é preciso dizer, antes de mais nada, que o encontro com o Deus vivo acontece no cotidiano no bojo das relações estabelecidas com as coisas, com o outro e com o mundo. É a experiência no “comum” da nossa vida, quando olhamos para tudo o que está à nossa volta. É o esplêndido que surge do banal, É a luminosidade que nasce da pequena chama. É o extraordinário que brota do ordinário. Isso é a experiência transcendental. Tudo fala de Deus porque tudo está impregnado de Deus.

A experiência de Deus também acontece quando olhamos para nós mesmos e nos vemos marcados por Deus, desde o nascimento até à morte.  Tudo em nós fala de Deus. Estamos revestidos de Deus. A experiência de Deus acontece, ainda, olhando para o próprio Deus na sua palavra (Sagrada Escritura) e nos mistérios celebrados na Sagrada Liturgia (principalmente a Eucaristia). Dito isso, não podemos deixar de enfatizar que, enquanto fonte da experiência de Deus, a Sagrada Escritura deve ser pensada não só nos dentro dos limitados parâmetros da experiência pessoal mas, também, comunitária.  O Lugar, por excelência, da Sagrada Escritura é a comunidade porque se originou da vivência comunitária da Palavra de Deus.

A Bíblia não caiu do céu e nem foram os anjos que a escreveram. A Bíblia foi feita em mutirão e se destina à comunidade. A Bíblia lida e meditada, só é capaz de mudar, transformar e realizar a PESSOA, em particular, porque, antes de tudo, é capaz de realizar tudo isso sobre a COMUNIDADE.

A Bíblia deve estar no centro da nossa vida pessoal e comunitária formando a nossa consciência e mentalidade de POVO DE DEUS. A Bíblia é como um SONHO: “sonho que se sonha sozinho é simplesmente um sonho mas, sonho que se sonha junto, é realidade”.

Por: Pe. Edivaldo Pereira dos Santos

Foto: Google

Posts Relacionados

A AMIZADE DE DEUS

  Nosso Senhor, o Verbo de Deus, que primeiro atraiu os homens para serem servos de Deus, libertou em seguida os que lhe estavam submissos,

LEIA MAIS

ANO
JUBILAR

AMIGOS DO
SEMINÁRIO

ESCOLA
MISSIONÁRIA
DISCÍPULOS DE
EMAÚS - EMIDE

Facebook

Instagram

Últimos Posts