Mensagem de agradecimento de Dom Edilson Nobre por ocasião da Bênção das novas instalações do CDP

Oeiras, 11 de abril de 2022

A gratidão é um sentimento nobre que devemos cultivar a todo instante. Ela surge naturalmente nos momento felizes, e nos momentos de dificuldades devemos nos esforçar um pouco mais para encontrá-la.

Ser  grato a Deus  é entender que a vida é um dom divino, que somos afortunados por ter família, saúde, abrigo, alimento. É aceitar as bênçãos e também os obstáculos com o coração aberto, sabendo que o tempo de Deus nem sempre é o nosso tempo. Ser grato a Deus é ter a certeza de que Ele está cuidando de nós e fazendo sempre o melhor.

Nesta noite, venho externar a minha gratidão a Deus, pois, Ele nos permitiu, não obstante a pandemia da Covid-19, que pudéssemos executar este projeto que ora estamos por inaugurar com a invocação da bênção do Senhor. Trata-se da ampliação e melhoria das instalações do Centro Diocesano Dom Expedito Lopes. Nós estamos entregando à comunidade um novo anexo com 14 novos apartamentos climatizados, 31 novos leitos e mobília (camas, mesas, criados mudos, armários e cadeiras). Os móveis estão sendo confeccionados pelo marceneiro, o senhor Raimundo (do município de Santo Inácio).  Este auditório que ora o ocupamos foi reestruturado com novo piso em porcelanato e substituição de luminárias.  Modernizamos o acesso à Casa Frei Jordão, espaço mais antigo deste complexo, com novo muro, novo acesso com  possibilidade de estacionamento e paisagismo.  O paisagismo no entorno da casa e no interior do anexo é fruto da sensibilidade de Elisângela (família) e dos “pitacos” de Dom Edilson. O que conseguimos fazer, é expressão de um propósito nosso em querer  proporcionar aos nossos agentes pastorais espaços adequados, com possibilidade de acolher a todos os que aqui se dirigem para os encontros diocesanos, uma vez que a formação do agente pastoral é prioridade número um em nosso Plano Diocesano de Pastoral.

Quanto custou? 570.000,00 – Sem contar a madeira de portas, janelas e cobertura, cedida pelo IBAMA.

Como conseguimos? Venda de dois terrenos (400.000,00) e ajuda das instituições Alemãs Adveniat e Kirche in Not (120.000,00 para a mobília e 14 condicionadores de ar)

Agradecer as doações feitas para o complemento dos equipamentos (lençóis, toalhas, equipamentos para cozinha)

Agradecer Arquiteta Raíssa Freitas e Engenheira Mariana Barroso

Agradecer a Leonardo por ter me ajudado no acompanhamento da execução da obra e pelas providências tomadas para assegurar o material necessário para a execução da mesma.

Agradecer aos trabalhadores: pedreiros, serventes, marceneiros, encanadores, eletricistas, gesseiros, pintores que com empenho e dedicação, como que num toque de mágica, deram nova forma e maior charme às nossas instalações.

Agradecer a José Raimundo, prefeito, pela parceria. Do forma indireta, sempre que as secretarias alugam este espaço, nos ajudam a manter a estrutura.

Agradecer às equipes da Catedral que prepararam o jantar dos padres religiosas e leigos que vieram das paróquias, assim como os que vão servir o coquetel após a bênção. Deus lhes retribua abundantemente por tamanha bondade.

Por fim, nossa gratidão a Ti, ó Pai do Céu, que nos dais o encorajamento e não nos deixas faltar a determinação para encarar as dificuldades e a confiança de que tudo dará certo e acontecerá conforme a Tua Providência que sempre chega no momento certo.

Dom Edilson Soares Nobre

Bispo Diocesano de Oeiras

QUEM SE CALA…

Todos nós temos responsabilidade no bem ou no mal do mundo.  Ninguém pode se considerar isento desta responsabilidade ou inocente em todas as situações. Com