Mensagem de agradecimento de Dom Edilson Nobre por ocasião da Bênção das novas instalações do CDP

Oeiras, 11 de abril de 2022

A gratidão é um sentimento nobre que devemos cultivar a todo instante. Ela surge naturalmente nos momento felizes, e nos momentos de dificuldades devemos nos esforçar um pouco mais para encontrá-la.

Ser  grato a Deus  é entender que a vida é um dom divino, que somos afortunados por ter família, saúde, abrigo, alimento. É aceitar as bênçãos e também os obstáculos com o coração aberto, sabendo que o tempo de Deus nem sempre é o nosso tempo. Ser grato a Deus é ter a certeza de que Ele está cuidando de nós e fazendo sempre o melhor.

Nesta noite, venho externar a minha gratidão a Deus, pois, Ele nos permitiu, não obstante a pandemia da Covid-19, que pudéssemos executar este projeto que ora estamos por inaugurar com a invocação da bênção do Senhor. Trata-se da ampliação e melhoria das instalações do Centro Diocesano Dom Expedito Lopes. Nós estamos entregando à comunidade um novo anexo com 14 novos apartamentos climatizados, 31 novos leitos e mobília (camas, mesas, criados mudos, armários e cadeiras). Os móveis estão sendo confeccionados pelo marceneiro, o senhor Raimundo (do município de Santo Inácio).  Este auditório que ora o ocupamos foi reestruturado com novo piso em porcelanato e substituição de luminárias.  Modernizamos o acesso à Casa Frei Jordão, espaço mais antigo deste complexo, com novo muro, novo acesso com  possibilidade de estacionamento e paisagismo.  O paisagismo no entorno da casa e no interior do anexo é fruto da sensibilidade de Elisângela (família) e dos “pitacos” de Dom Edilson. O que conseguimos fazer, é expressão de um propósito nosso em querer  proporcionar aos nossos agentes pastorais espaços adequados, com possibilidade de acolher a todos os que aqui se dirigem para os encontros diocesanos, uma vez que a formação do agente pastoral é prioridade número um em nosso Plano Diocesano de Pastoral.

Quanto custou? 570.000,00 – Sem contar a madeira de portas, janelas e cobertura, cedida pelo IBAMA.

Como conseguimos? Venda de dois terrenos (400.000,00) e ajuda das instituições Alemãs Adveniat e Kirche in Not (120.000,00 para a mobília e 14 condicionadores de ar)

Agradecer as doações feitas para o complemento dos equipamentos (lençóis, toalhas, equipamentos para cozinha)

Agradecer Arquiteta Raíssa Freitas e Engenheira Mariana Barroso

Agradecer a Leonardo por ter me ajudado no acompanhamento da execução da obra e pelas providências tomadas para assegurar o material necessário para a execução da mesma.

Agradecer aos trabalhadores: pedreiros, serventes, marceneiros, encanadores, eletricistas, gesseiros, pintores que com empenho e dedicação, como que num toque de mágica, deram nova forma e maior charme às nossas instalações.

Agradecer a José Raimundo, prefeito, pela parceria. Do forma indireta, sempre que as secretarias alugam este espaço, nos ajudam a manter a estrutura.

Agradecer às equipes da Catedral que prepararam o jantar dos padres religiosas e leigos que vieram das paróquias, assim como os que vão servir o coquetel após a bênção. Deus lhes retribua abundantemente por tamanha bondade.

Por fim, nossa gratidão a Ti, ó Pai do Céu, que nos dais o encorajamento e não nos deixas faltar a determinação para encarar as dificuldades e a confiança de que tudo dará certo e acontecerá conforme a Tua Providência que sempre chega no momento certo.

Dom Edilson Soares Nobre

Bispo Diocesano de Oeiras