MEDO DA MORTE POR QUE?

Compartilhe:

 

Nossa existência é composta por duas verdades que estão acima da escolha, da vontade e da decisão pessoal: a vida e a morte.

Como você pensa a vida? Como você pensa a morte?

Você tem medo da morte? Tem medo de morrer? Não aceita a morte? Não quer nem mesmo falar do assunto? Ficou revoltado com a morte de alguém muito querido?

Morte e vida são mais do que fatos da existência. Porque não se trata, simplesmente, do nascimento ou da morte deste ou daquele! Trata-se, outrossim, de realidades profundas do nosso existir, para as quais somos chamados, em vista de nossa realização.

Uma visão dualista em termos de vida x morte, corpo x alma, carne x espírito desqualifica a existência como absurda e sem saída. Vida e morte não estão separadas; são duas faces da mesma existência; devem ser tratadas como elementos da integridade humana.

A ideia de vida e de morte, corrompida pela visão dualista, projeta sonhos, ações, convicções, atitudes equivocadas nas pessoas, atraindo sobre si uma existência inútil e sem sentido.

Veja bem! A morte é plenitude da vida; é o fim natural da vida; é o caminho necessário da volta a Deus; é porta de restauração. A morte é a condição da vida. Sem a morte não é possível alcançar a Deus. Não precisamos desejar a morte, mas será inevitável passar por ela para chegar até Deus. A morte não deve ser temida, mas enfrentada. Dores, sofrimentos, angústias, medo, insegurança… por causa da morte é uma realidade que se impõe. A morte não é o fim da vida, é o começo.

Mas, pensando a morte como castigo e maldição; como sentença de Deus para punir os homens, as pessoas fogem vivem fugindo de Deus e acabam caindo no pecado. O corpo se torna morada dos prazeres e o mundo espaço de compensação para a vida de dores e sofrimentos que se pretende evitar. Que bobagem a nossa! Tentamos ‘Livrar’ o corpo do sofrimento e impomos tormentos à alma. Ora, será que não conseguimos perceber que é o pecado e, não Deus, que traz a morte como castigo, maldição e aniquilamento eterno? Como diz a Escritura, “a morte é o salário do pecado, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Jesus Cristo, nosso Senhor” (Rm 6,23).

O que diz a Palavra de Deus sobre o assunto?

Não procurem a morte – Sabedoria 1,12-15

“Não procurem a morte, desviando a própria vida de vocês, nem provoquem a ruína com as obras que vocês praticam, pois Deus não fez a morte, nem se alegra com a perdição dos seres vivos. Ele criou tudo para a existência, e as criaturas do mundo são sadias: nelas não há veneno de morte, nem o mundo dos mortos reina sobre a terra, porque a justiça é imortal.

A filosofia de vida dos injustos – Sabedoria 1,16-2,24

“Com gestos e palavras, os injustos invocam a morte para si mesmos. Eles pensam que a morte é amiga e a desejam ardentemente, chegando a fazer aliança com ela. São realmente dignos de pertencer à morte. Raciocinando de forma errada, eles comentam entre si: ‘Nossa vida é curta e triste: quando chega o fim, não há remédio, e não se conhece ninguém que tenha voltado do mundo dos mortos. Nascemos por acaso, e depois seremos como se nunca tivéssemos existido (…). Sendo assim, vamos gozar os bens presentes e usar as criaturas com ardor juvenil. Vamos embriagar-nos com os melhores vinhos e perfumes, e não deixar que a flor da primavera escape de nós (…). Vamos deixar por toda parte sinais de nossa alegria, porque essa é a nossa sorte e o nosso destino…’ Eles pensam assim, porém estão enganados, porque a maldade deles os deixa cegos. Não conhecem os segredos de Deus, não esperam o pagamento pela santidade, nem acreditam na recompensa das vidas puras. Sim, Deus criou o homem para ser incorruptível e o fez à imagem da sua própria natureza. Mas, pela inveja do diabo, entrou no mundo a morte, que é experimentada por aqueles que pertencem a ele”.

Não nos enganemos sobre a vida e nem sobre a morte porque há algo maior a esperar e fazer em relação a elas. Não tenha medo da morte porque, senão, você não vive! Creia em Deus e ele será o sentido de tua existência, na vida ou na morte.

 

Por: Pe. Edivaldo Pereira dos Santos

Foto: Google

Posts Relacionados

A AMIZADE DE DEUS

  Nosso Senhor, o Verbo de Deus, que primeiro atraiu os homens para serem servos de Deus, libertou em seguida os que lhe estavam submissos,

LEIA MAIS

ANO
JUBILAR

AMIGOS DO
SEMINÁRIO

ESCOLA
MISSIONÁRIA
DISCÍPULOS DE
EMAÚS - EMIDE

Facebook

Instagram

Últimos Posts