Sagrada Família Nazaré
A família é um projeto de Deus
Cada um de nós carrega no rosto, e mais ainda no coração, os traços da própria família. Deus quis assim, quis a colaboração da família para gerar a vida e, portanto, cada um de nós nasce ligado a uma família. Por este motivo a família pertence aos valores primários da pessoa e é fundamento de toda a sociedade. Isto é um fato inegável. Mas qual é, hoje, a situação da família?
A família hoje parece ter sofrido um bombardeamento nos seus princípios e valores. Pior ainda! Em nossa sociedade aparece claramente um projeto de demolição da instituição familiar. A liberdade, de fato, hoje vem freqüentemente usada para justificar egoísmos e ambições. A emancipação da mulher, em muitos casos, em vez de elevá-la à sua dignidade, destruiu o papel feminino dentro da família. Também o homem tem renunciado o papel de guia educativo junto à esposa. Às vezes a presença do homem na casa é somente para ajudar na manutenção econômica da família. Evidentemente, este perfil de família encontra-se fora do projeto de Deus. É urgente reencontrar o caminho da família, porque o mundo se salva através de famílias que tomam como base o projeto de Deus.
A Bíblia, palavra de Deus, é indubitavelmente em favor da família e em defesa do seu papel insubstituível. De fato, quando a Bíblia narra a criação do homem não faz outra coisa senão narrar a criação da família.
Quisera que toda família tomasse a Escritura Sagrada para fazer o seu projeto de vida. Quanta beleza encontramos neste livro sagrado. Tomemos como exemplo a primeira leitura de hoje: “Deus honra o pai nos filhos e confirma, sobre eles, a autoridade da mãe. Quem honra o seu pai alcança o perdão dos pecados; evita cometê-los e será ouvido na oração quotidiana. Quem respeita sua mãe é como alguém que ajunta tesouros” (Eclo 3,3-5).
Como a família pode responder ao projeto de Deus? O Evangelho de hoje nos apresenta uma família que foge da ira de Herodes, que tomado pelo ódio e pela presunção queria aniquilar a vida de inocentes. A família de Nazaré é a imagem de cada família santa que sofre perseguições por querer fugir do pecado. Hoje, o grande drama de um pai e de uma mãe é proteger os seus filhos da perseguição das drogas, da prostituição ou de grupos que não levam em conta os valores humanos e cristãos.
A família de Nazaré nos dá outra grande lição. Ela se volta totalmente para o filho e vive o amor como um serviço da sua vocação. Esta é a missão dos genitores: guiar, educar, amar e fazer amadurecer nos filhos o serviço do amor entre os irmãos. Se caminharmos nesta direção será bem mais difícil nos perdermos nas estradas da vida.
Dom Edilson Soares Nobre
Bispo Diocesano de Oeiras










por 