Liturgia Dominical: “Eis que a virgem conceberá e dará a luz um filho”

Quarto Domingo do Advento
Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho
Se tomarmos o evangelho de Mateus, partindo do início, nos damos conta que ele se abre com uma longa genealogia. É como um álbum de família do Messias e é, evidentemente, um meio para compreender os gostos e as escolhas de Deus. Vincular a genealogia de Cristo a Davi significa dar um destaque à fidelidade de Deus, que manteve a promessa feita a Davi. Mateus quer dizer-nos que tudo pode desabar, mas Deus permanece fiel e o que Ele promete se cumpre: custe o que custar. Este pensamento nos enche a alma de uma serenidade, que resiste a cada prova. Como é confortante poder contar sempre com fidelidade de Deus.
Entre os personagens citados Mateus recorda quatro mulheres não muito corretas: Tamar; Raab, uma prostituta cananéia; Rute, uma mulher pagã; por fim, “aquela que foi mulher de Urias”: esta, nem mesmo vem nominada, mas é a concubina de Davi. Por que Mateus recorda tais personagens que não servem de exemplo para ninguém? Ele quer nos dizer que Deus cria a salvação dentro de um povo pecador. Misteriosamente, portanto, também os pecadores preparam os caminhos do Messias e tornam-se a gruta pobre onde Deus não refuta de nascer. A presença explícita destas quatro mulheres na ascendência do Messias é um convite à esperança, à confiança. A presença delas na árvore genealógica de Jesus é também um convite a não nos escandalizarmos nunca com o pecado.
Enfim, Mateus narra o nascimento de Jesus. Já na primeira leitura Isaías nos convida a não nos cansarmos de Deus com os nossos medos e as nossas incredulidades. Isaias diz: “Escutai casa de Davi! O Senhor mesmo vos dará um sinal. Eis: a virgem conceberá e dará à luz um filho, e o chamarão com o nome de Emanoel” (7,13-14). À Luz deste texto Mateus narra o nascimento de Jesus. Ele sabe que o sinal de Deus é sempre humilde. Sabe que a vinda do Messias não será triunfal. Será sem exibição, em uma condição legível somente através da fé.
E Maria se encontrou envolvida neste estilo divino de fazer a história. Ela, no momento da concepção de Jesus, torna-se um problema para José. Mas permanece, porém, serena, porque crê. Também José deve superar a prova. E a supera porque é humilde. Crer e se insere na obra do Messias.
Deus, como sempre, faz grandes coisas com os pequenos, com aqueles que não se deixam guiar pelo orgulho. Não esqueçamos nunca deste fundamental ensinamento. O Natal nos re-propõe as escolhas de Deus, o seu estilo, os seus caminhos. O Natal é um forte convite à conversão para que a nossa estrada seja iluminada por Cristo e torne-se uma nova Belém. Assim, sentiremos no coração uma alegria imensa e a segurança de que Deus se faz presente em nosso meio.

Dom Edilson Soares Nobre

Bispo Diocesano de Oeiras

Pe. Carlos Alberto Nascimento, SDB

Congregação dos Salesianos de Dom Bosco (Sociedade de São Francisco de Sales) Data de Nascimento:07/08/1987 Data de Ordenação Sacerdotal: 08/12/2018       Endereço: