Liturgia Dominical: “Cristo, o caminho da felicidade”

Compartilhe:

Sexto Domingo do Tempo Comum

Cristo, o caminho da felicidade

O Evangelho de hoje (Lc 5, 17.20-26) apresenta o discurso da montanha: é a novidade de Cristo, a sua revolução espiritual. É o ponto de vista de Deus que Cristo nos faz conhecer. Jesus fala, e começa assim: “Bem-aventurados vós… A primeira palavra é uma garantia: Jesus veio para dar-nos a felicidade. Evangelho significa Boa Notícia. Portanto, a tristeza, a melancolia, o medo, o pessimismo são contra o Evangelho. A serenidade, a paz do coração são irrenunciáveis para um verdadeiro cristão.

Mas qual é o caminho para a felicidade? Escutemos ainda Cristo: “Bem-aventurados os pobres, os famintos, os que choram, os odiados, os insultados, os amaldiçoados!” Seguramente não são a pobreza, a fome, o choro, a perseguição enquanto tal que trazem a felicidade. Por que então bem-aventurados? Bem-aventurados se a pobreza, a fome, o choro e a perseguição nos fazem entender que aqui na terra nada basta ao homem.

Hoje materialmente não falta nada a tantos jovens, no entanto, se afugentam nas drogas, na violência. Afugentam-se porque a vida lhes parece insuportável. Mas por que felizes os pobres, os famintos e os que choram? Felizes se a pobreza, a fome e o choro nos fazem sair da presunção e da ilusão de um paraíso artificial para colocarmo-nos nos braços de Deus. É O orgulho, a presunção e a autossuficiência que impedem a felicidade. Assim Deus não tem outra estrada: “Derrubar dos tronos os poderosos e elevar os humildes; despedir os ricos de mãos vazias e saciar de bens os famintos”. De fato só a experiência da pobreza, do limite, da insuficiência nos faz descobrir a verdadeira solução do problema-vida.

Certamente esta página do Evangelho nos coloca um pouco em crise. É uma página que nos faz entender que é longo o caminho da conversão. Aliás, podemos dizer que a conversão cristã mais que um caminho, é uma direção constante da vida. Na verdade, diante do discurso da montanha, somos tentados a dizer: Senhor é impossível! Vem-nos a dúvida dos apóstolos, depois do anúncio da Eucaristia: Senhor, este discurso é duro! Que garantia nos dás? No entanto, esta página do Evangelho é consolidada na vida dos santos, ou seja, daqueles que entenderam o discurso de Jesus e seguiram à risca a autenticidade do seu Evangelho.

Aqui se torna pertinente recordar o profeta Jeremias que diz na primeira leitura: “Maldito o homem que confia no homem e faz consistir sua força na carne humana, enquanto o seu coração se afasta do Senhor; como os cardos no deserto, ele não vê chegar a floração…” (Jr 17,5-6). Também o profeta nos ensina: “Bendito o homem que confia no Senhor, cuja esperança é o Senhor; é como a árvore plantada junto à águas, que estende as raízes em busca da umidade, por isso não teme a chegada do calor…” (Jr 17,7-8).

É a partir desta ótica que se torna possível compreender a postura de tantos homens e mulheres que diante do sofrimento, da dor e da angústia souberam comportar-se de modo “inacreditável”. Santa Bernadette, uma jovem que mesmo sofrendo em seu leito afirma: “Sou mais feliz com meu crucifixo no leito do que uma rainha em seu trono”. Isto é, de fato, abandono total nas mãos de Deus. Irmãos e irmãs! Na ocasião em que a dor nos vier e não pudermos dela nos livrar, ofereçamo-la a Deus pela expiação dos nossos pecados e pelos pecados da humanidade.

 

Dom Edilson Soares Nobre

Bispo Diocesano de Oeiras

Posts Relacionados

ANO
JUBILAR

AMIGOS DO
SEMINÁRIO

ESCOLA
MISSIONÁRIA
DISCÍPULOS DE
EMAÚS - EMIDE

Facebook

Instagram

Últimos Posts

QUEM SE CALA…

Todos nós temos responsabilidade no bem ou no mal do mundo.  Ninguém pode se considerar isento desta responsabilidade ou inocente em todas as situações. Com