Liturgia Dominical:” Ao chamado de Deus, é preciso uma resposta”

Compartilhe:

Terceiro Domingo do Tempo Comum

Ao chamado de Deus, é preciso uma resposta!

As leituras de hoje destacam o grande desejo que Deus tem de condividir conosco o bem. De fato, não existe alegria maior do que fazer o bem. Por isso Deus faz de tudo para atrair-nos a esta alegria e usa todos os meios para provar a loucura do egoísmo.

A primeira leitura é uma maravilhosa parábola, colocada no centro da história, com nomes e lugares precisos para recordar-nos que a situação da parábola é tirada da vida e se repete no quotidiano. Deus chama Jonas, um homem, para que este fale em Seu nome. É este o estilo de Deus constantemente. Às vezes, em certas situações falta Deus, porque o homem se nega a o acolher.

Jonas – narra a parábola – vai e contesta a corrupção de Nínive. Jonas decide colaborar com Deus. Ele tem a coragem de falar em nome de Deus, mesmo que seja incômodo. Mas Jonas, infelizmente, depois de ter contestado a maldade de Nínive não estava pronto para a hora da misericórdia. Por isso, diante da conversão de Nínive e do imediato perdão de Deus, Jonas entra em crise e não entende mais a bondade de Deus. Jonas infelizmente torna-se ciumento pela bondade de Deus que perdoa Nínive e ele preferiria um Deus vingativo e intolerante.

Vamos ao Evangelho! Jesus, com o seu comportamento, confirma o estilo que Deus tem constantemente revelado na história de Israel. Jesus chama alguns pescadores da Galileia para que fiquem com ele, para que creiam na sua pessoa, para que falem aos outros. Por que Jesus chamou os apóstolos? Porque é vontade de Deus nos envolver, nos fazer responsáveis, nos fazer gostar da alegria de fazer o bem.

De fato, Deus chama para dar, não para prender. E fazer o bem é receber um grande dom. Deus chama para dar a alegria que só Ele possui e coincide com o Seu Amor.

E por que Jesus escolhe os pescadores? Porque somente quem é pobre ou se faz pobre, despojando-se de si mesmo, tem um coração capaz de acolher Deus. A bondade onipotente de Deus não encontra espaço no coração arrogante. Por isso Deus chama os pequenos, os simples e os humildes.

Todos nós somos chamados. Todos nós temos uma vocação. Também a nossa vocação é necessária para o crescimento do Reino de Deus. Reino este que vai sendo construído já no presente, à medida que a história vai se desenhando. Todos nós somos protagonistas da história e temos contas a pagar, caso essa história se desdobre em tragédia, em violência, em corrupção, em vidas ceifadas por causa de negligências e indiferenças.

Acolhamos o chamado de Deus. É esta a interpelação que nasce no Evangelho deste domingo e do sopro de Divino que nos faz despertar para as vicissitudes presentes. Deus nos abençoe, nos ilumine e nos guarde de todo mal.

Dom Edilson Soares Nobre

Bispo Diocesano de Oeiras

 

 

Posts Relacionados

AMIGOS DO
SEMINÁRIO

ESCOLA
MISSIONÁRIA
DISCÍPULOS DE
EMAÚS - EMIDE

Facebook

Instagram

Últimos Posts